Na tarde desta terça-feira, o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Mário Casado, concedeu habeas corpus a Paulo Urbano e Damião dos Santos, ambos ex-vereadores por Pilar, e Benedito Cavalcante, o “Biu”, filho do prefeito Oziel Barros, todos presos durante a Operação Pesca Bagre, deflagrada no começo do mês por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital.
Com a decisão, apenas permanecem ainda no presídio Baldomero Cavalcante, o ex-vereador José Hosano, a ex-vereadora Patrícia Henrique e Phylipe Avelino de Castro, que teve na manhã de hoje, seu pedido de soltura negado pela presidente do TJ, Elizabeth Carvalho.
A reportagem do Cadaminuto entrou em contato com o advogado de defesa de Damião e Paulo, Welton Roberto. Segundo ele, o desembargador Mário Casado pediu mais auxilio no conteúdo do processo, para que nos próximos dias julgue também o pedido de Patrícia e José Hosano. “Esperamos que no máximo em três ou quatro dias ele julgue o mérito e eles possam ser soltos”, comentou.
Segundo informações, durante a saída do filho do prefeito Oziel, o "Biu", familiares esperavam na porta do presídio, mas não foi confirmada a presença do de Oziel. Os três acusados já sairam do Baldomero e seguiram em direção a Pilar.
Operação
A Operação Pesca Bagre foi deflagrada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), com apoio das Polícias Civil e Militar, na manhã da última sexta-feira (03), na cidade do Pilar. No município, os policiais cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, que tiveram como alvo a Câmara Municipal da cidade. Os mandados foram cumpridos em Pilar e Maceió.
Com o nome de "Pesca Bagre", a operação foi comandada pelo delegado Paulo Cerqueira e teve coomo alvo irregularidades na Câmara, como aplicação de verbas públicas, falhas e fraudes em licitações. Mais de 10 viaturas da Polícia Civil de Alagoas foram designadas para participar da operação, que contou com vinte homens do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre) e outros 20 do Serviço de Inteligência da Polícia Civil.