Em qual partido os 25 vereadores de Maceió disputarão as eleições de 2024?

27/03/2024 12:24 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

          A emenda constitucional 97/2017, que acabou com as coligações partidárias a partir de 2020, certamente tornará o pleito de 2024 mais difícil para que os candidatos conquistem uma das 27 vagas em disputa. Assim, nesses dias que antecedem o fechamento da janela partidária, a correria está sendo muito grande, por parte dos vereadores, na busca de um partido que lhes possa oferecer uma possibilidade de sobrevivência política.

          Dessa maneira, o vereador Luciano Marinho, que foi o segundo colocado na eleição de 2020, com 8.712 votos, disputou o pleito pelo MDB e, na eleição de 2024, irá disputar pelo PL. O ex-presidente da Câmara, Kelmann Vieira, que foi o terceiro colocado na disputa com 8.522 votos, deixou o Podemos e passou para o MDB. Chico Filho, que foi o quarto mais votado, com 7.606 votos, deixou o MDB e se filiou ao PL. Gaby Ronalsa, que foi a quinta colocada com 7.549 votos, eleita pelo DEMOCRATAS, não disputará à reeleição. Francisco Sales, que foi o sexto colocado na disputa com 6.482 votos, eleito pelo PSB, também não disputará à reeleição. Fernando Holanda, o sétimo colocado com 6.343 votos, permanecerá no MDB. Davi Davino, que foi o oitavo colocado na disputa com 6.300 votos, continuará no PP. O atual Presidente da Câmara, Galba Neto, que foi o nono colocado com 6.111 votos, eleito pelo MDB, ainda não definiu o partido que irá se filiar, poderá ser candidato a vereador ou vice-prefeito na chapa do JHC. Aldo Loureiro, eleito pelo PP, foi o décimo colocado com 5.741 votos, disputará o pleito pelo PDT. Marcelo Palmeira, que obteve 5.184 votos, sendo o décimo primeiro colocado, foi eleito pelo PSC, mudou para o PL. Oliveira Lima, que foi o décimo segundo colocado com 5.152 votos, permacerá nos REPUBLICANOS. Zé Marcio Filho, eleito pelo PSD, mudou para o MDB, foi o décimo terceiro colocado com 5.073 votos. Brivaldo Marques, foi o décimo quarto colocado com 4.890 votos, eleito pelo PSC, disputará o pleito pelo PL. Siderlane Mendonça, eleito pelo PSB, foi o décimo quinto colocado com 4.809 votos, se filiou ao PL. Eduardo Canuto, que obteve 4.687 votos, sendo o décimo sexto colocado, foi eleito pelo PODEMOS, irá disputar agora pelo PL. Teca Nelma, foi eleita pelo PSDB com 4.578 votos, ficando em décimo sétimo lugar, disputará o pleito pela Federação (PT/PV/ PC do B). Olívia Tenório, que foi a décima oitava colocada com 4.562 votos, eleita pelo MDB, provavelmente mude para o PP. Silvânia Barbosa, eleita pelo PRTB com 4.541 votos, ficando em décimo nono lugar, poderá disputar o pleito pelo SOLIDARIEDADE. Cal Moreira, que foi o vigésimo colocado com 4.111 votos, eleito pelo PSC, será candidato pelo PL. Leonardo Dias, eleito pelo PSD com 3.777 votos, ficando em vigésimo primeiro lugar, disputará a eleição pelo PL. João Catunda, também eleito pelo PSD com 3.768 votos, ficando em vigésimo segundo colocado, será candidato pelo PP. Joãozinho, que foi o vigésimo terceiro colocado com 3.642 votos, eleito pelo PODEMOS, disputará o pleito pelo MDB. Samyr Malta, eleito pelo PTC com 3.005 votos, ficando em vigésimo quarto colocado, poderá disputar o pleito pelo PODEMOS. Dr. Valmir, eleito pelo PT com 1.691 votos, ficando em vigésimo quinto lugar, deverá permanecer no PT. O suplente que foi efetivado no mandato, Dr. Cleber Costa, disputará pelo PL.

          A janela que permite a mudança partidária fecha em 5 de abril e, desse modo, esse quadro ainda poderá sofrer alterações.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..