Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves

Postado em 28/04/2017 às 05:46 0

Agentes da SMTT Arapiraca anunciam paralisação por tempo indeterminado

Categoria reivindica pagamento de salários do mês de dezembro de 2016


Por Roberto Gonçalves

Os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) Arapiraca anunciaram através do sindicato da categoria greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (02)de maio. Os agentes reivindicam pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2016. Ficou definido que 30% do efetivo será mantido, conforme determina a legislação.

De acordo com o comando do sindicato dos agentes, várias tentativas de acordo foram realizadas com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) no entanto, sem nenhum avanço nesse objetivo.

O ato foi acordado pela categoria em assembleia geral conjunta com o Sindicato dos Servidores Públicos Municiais da Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca (Sindsar) e SINEAL ,Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas, no dia 24 de abril último.

O documento assegura que embora o gestor tenha afirmado na imprensa que quitaria o débito salarial de todos os servidores no mês de maio, nenhum documento oficial foi firmado com nenhuma entidade sindical.

“Não há como dizer que não tentamos ou que não estivemos abertos a negociação, participamos de diversas reuniões e nenhuma solução conclusiva foi apresentada, até o parcelamento foi proposto por outra entidade sindical e não teve resposta positiva

Mesmo diante de tudo isso, ainda esperamos até abril de 2017 para iniciarmos uma greve. Fica mais do que claro que não encontramos outro meio para lutar por nosso direito, todavia, 30% do efetivo estará desempenhando suas funções normalmente conforme exige a legislação, pois não temos interesse em prejudicar a população ”, relatou o sindicalista, José Glauco de Oliveira, em nota.

Nota

O SINDATRAN-AL, Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado de Alagoas, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ: 15.218.022.0001/08, vem por meio de seu Presidente, José Glauco de Oliveira, no uso de suas prerrogativas e atribuições, vem informar, não só os agentes, mas a sociedade como um todo a que a partir do dia 02 de maio de 2017 os agentes da autoridade de trânsito estarão em greve, essa paralisação só terá fim com o pagamento ou com o estabelecimento de um prazo oficial para o pagamento, em parcela única, do salário de dezembro de 2016, sim, por incrível que possa parecer, ainda é o salário de dezembro de 2016. Esse ato foi acordado pela categoria em assembleia geral conjunta com o SINDSAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municiais da Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca) e SINEAL (Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas) no dia 24 de abril de 2017. Embora o prefeito tem afirmado na imprensa que quitaria o debito salarial de todos os servidores no mês de maio, nenhum documento oficial foi firmado com nenhuma entidade sindical. 

Não há como dizer que não tentamos ou que não estivemos abertos a negociação, participamos de diversas reuniões e nenhuma solução conclusiva foi apresentada, até o parcelamento foi proposto por outra entidade sindical e não teve resposta. Mesmo diante de tudo isso, ainda esperamos até abril de 2017 para iniciarmos uma greve. Fica mais do que claro que não encontramos outro meio para lutar por nosso direito. 

Ainda informamos que por prestamos um serviço essencial, 30% do efetivo estará desempenhando suas funções normalmente conforme exige a legislação, pois não temos interesse em prejudicar a população. 

O SINDATRAN-AL está aberto à negociação mediante interesse da gestão. 
Participem e vamos à luta! 

José Glauco de Oliveira (82) 99660-6119
Presidente


Postado em 26/04/2017 às 04:35 0

Câmara Municipal solicita de Teófilo relação de secretários

Requerimento nesse sentido foi aprovado de autoria do vereador Edvânio Pereira


Por Roberto Gonçalves

Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca dessa terça-feira (25) requerimento de autoria do vereador Edvânio Pereira (Edivânio do Zé Baixinho) (PSL) em que reivindica do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) relação dos secretários de primeiro escalão e demais cargos de superintendentes da atual gestão.

Na solicitação, o vereador solicitou o encaminhamento ao Poder Legislativo de cópias das respectivas portarias de nomeação. Explicou na justificativa do seu pedido é pelo fato de ter percebido em uma lista publicada pela própria administração municipal no Portal da Transparência, no volumoso número de cargos comissionados  com salários de secretários com salários de R$ 11.800,00

De acordo com o vereador, após tomar posse no Executivo o prefeito Rogério Teófilo, anunciou através da sua assessoria de comunicação ter reduzido de 16 para 10 secretarias, como medida de contenção de despesas. Atualmente, esse número chega a 19 ou 21 secretarias, afirmou o vereador. Ele afirmou que o prefeito Rogério Teófilo, está errando na matemática, que ao invés de subtrair, ele adicionou.

No seu pronunciamento, assegurou que o mais o surpreendeu, foi o fato de que dois secretários municipais, citando seus nomes, o da vereadora licenciada Aurélia Fernandes, que ocupa a secretaria da Saúde e de Cultura, Silvestre Rizzato, que recebem salários maiores dos que os demais secretários.

 


Postado em 25/04/2017 às 17:56 0

Comoção e saudade marcam o último adeus ao radialista José de Sá

Jornalistas, radialistas, e autoridades marcaram presenças no último adeus ao comunicador


Por Roberto Gonçalves

Claudio Roberto

Jornalistas, radialistas, autoridades. admiradores e fãs do radialista e artista plastico José de Sá marcaram presenças no velório e sepultamento do comunicador na manhã desta terça-feira (25) no cemitério Pio XII, antes o corpo foi velado na residência da família na Rua Estudante José de Oliveira Leite no centro da cidade.

 

O caixão foi coberto com a bandeira da Agremiação Sportiva Arapiraquense (Asa) clube do seu coração, Jota Sá como era carinhosamente conhecido do grande público morreu na manhã desta segunda-feira (24), no Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca, vítima de câncer de próstata, aos 84 anos, a completar no dia 25 de outubro deste ano.

 

Durante o velório, bastante abatido com a morte do amigo de infância, o escritor e teatrológo  Pedro Onofre, que esteve ao lado do caixão, a todo tempo, sendo consolado por parentes, em rápidas palavras, disse que foi embora uma parte de sua vida também.

 

“Foi uma convivência de décadas. O Jota Sá, não era apenas um amigo de infância, mas uma das mais importantes figuras da cultura de Arapiraca, sendo ele, um dos percussores de vários estilos, tanto na arte da pintura, como na comunicação”, desabafou Pedro Onofre, que momento antes da saída do cortejo, teve que ser retirado do velório por questões de saúde.

 

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB), em nome da administração municipal, lamentou a morte do radialista José de Sá, lembrando que ele foi um dos precursores na cultura da radiofonia e na arte da dramaturgia,  citando como exemplo a peça o Auto da Compadecida, imortalizada em uma das salas do Teatro Thereza Auto Teófilo, um sonho do próprio artista.

 

O radialista Nelson Filho, destacou o trabalho do artista plástico José de Sá, afirmando que ele revolucionou a cultura arapiraquense, atuando de forma completa, sendo também, um dos primeiros profissionais da comunicação em Arapiraca, ainda com o seu serviço de auto falante e posteriormente, na Rádio Novo Nordeste de Arapiraca, com o seu inesquecível Programa nos Braços da Saudade.

 

O radialista e ex-deputado estadual  Alves Correia,  manifestou a sua solidariedade à família do radialista e lembrou, que foi o primeiro operador de áudio de José de Sá, na Rádio Novo Nordeste de Arapiraca, onde fez questão de afirmar, que muito aprendeu com o radialista e que sente muito a morte, não apenas de um profissional do rádio, mas de um amigo.

 

O radialista José Rocha, também esteve acompanhando o sepultamento e disse sentir muito a morte do amigo, mesmo sabendo que esse é um processo natural da vida. José Rocha, também apontou o nível profissional de José de Sá, afirmando que ele era o que se pode chamar de um profissional completo e preocupado com a cultura arapiraquense. O jornalista João Rocha, que acompanhou o trabalho do artista e radialista José de Sá, disse que Arapiraca está mais pobre com a morte de um ícone da cultura da cidade.


Postado em 25/04/2017 às 12:31 0

Professores da rede municipal de Arapiraca farão assembleia nesta quarta-feira (26)

Após retornarem as salas de aula através de decisão judicial categoria vai decidir os rumos do movimento


Por Roberto Gonçalves

Após retornarem as salas de aula em cumprimento a uma decisãi judicial os professores da rede municipal de Arapiraca farão uma assembleia geral nesta quarta-feira (26) para uma decisão dos novos rumos do movimento.A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) anunciou que foi surpreendido com a medida do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que teria entrado na Justiça mesmo antes da decretação da greve e no período das negociações.
 
Os professores reivindicam o pagamento dos salários do mês de dezembro de 2016 e ajuda de custo para deslocamentos para as comunidades rurais do município.  Por outro lado, o Processo Seletivo Simplificado faz a convocação  da sétima lista dos escolhidos através de títulos para preenchimento das 600 vagas na rede municipal de ensino. O problema implica que as salas de aulas continuam com uma grande carência professores
 
Esse problema foi denunciado pelos vereadores e o Sinteal, que apontam 20 escolas sem atividade educativa e seis interditadas. Uma situação nunca vista na história da educação na segunda cidade mais importante do Estado que hoje está no comando do educador, ex-secretário de Estado da Educação e prefeito Rogério Teófilo. 
 
Para a presidente da Câmara de Arapiraca a vereadora e professora Graça Lisboa (PDT) tudo começo com a forma  de se realizar o PSS, através da apresentação de títulos. No entender da vereadora, a secretária municipal de educação, Mônica Pessoa, deveria ter seguido a orientação do procurador de Justiça, Walter Omena, que pediu para que fossem convocados a reserva técnica dos PSS, por três meses enquanto se fazia o processo  através de concurso ou apresentação de títulos. 
 

Postado em 25/04/2017 às 09:38 0

Hospital Regional intensifica atendimento na UTI Neonatal

Serviço foi intensificado após nascimento de quadrigêmeos


Por Roberto Gonçalves com assessoria

O nascimento de quadrigêmeos, ocorrido na semana passada, fez com que a diretoria do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho ampliasse o número de profissionais na UTI Neonatal. 

A informação foi confirmada pelo diretor Ulisses Pereira, que comentou sobre o estado de saúde dos bebês e destacou o trabalho realizado pela equipe de obstetrícia e pediatria do hospital, bem como de outros setores. 

“Desde que eles nasceram, aumentamos nosso atendimento para que eles e todos os outros da UTI recebessem os procedimentos adequados e necessários. Infelizmente, perdemos um dos quadrigêmeos, mas estamos fazendo de tudo para que os outros três possam se recuperar", explicou.

De acordo com Ulisses, que é médico ginecologista, o estado de saúde dos bebês ainda é muito delicado, em virtude da pouca formação devido a prematuridade. Apesar disso, os três estão recebendo toda atenção e medicação adequada, para que os órgãos possam funcionar normalmente.

“O estado mais crítico foram os das 72 horas, porém os primeiros quinze dias são de perca de peso. A partir daí, vamos fazer com que eles tenham uma formação melhor para depois ir a Unidade Canguru, onde a mãe poderá acompanhar os filhos mais de perto, inclusive tentando a amamentação”, acrescentou.

O dirigente fez ainda um alerta para uma dura realidade do hospital – a lotação de bebês prematuros na UTI Neonatal devido à falta de outra opção hospitalar na região.

“Temos disponibilidade para 10 bebes, mas atualmente estamos com 17, bem acima da nossa capacidade. Por isso, comunicamos a Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação de emergência em que nos encontramos e eles prometeram nos ajudar com dois respiradores e também promovendo a transferência de alguns bebês para outras cidades, como Coruripe, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios”, concluiu. 


Postado em 24/04/2017 às 11:13 0

Morre o artista plastico e radialista José de Sá aos 84 anos

Comunicador lutava contra um câncer de prostáta e estava internado no Hospital Afra Barbosa


Por Roberto Gonçalves

O radialista José Carlos de Sá faleceu às 05 h desta segunda-feira (24) em Arapiraca vítima de câncer de próstata. Ele estava internado há cerca de 15 dias. Inicialmente, José de Sá estava no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, mas quando perceberam a gravidade da doença, segundo informou uma sobrinha dele, o radialista foi transferido para o hospital Afra Barbosa, localizado no Centro da cidade de Arapiraca, onde veio a falecer.

O profisisonal dacomunicação e artista plastico teve atuação intensa nos últmos 50 anos em Arapiraca e foi um dos precursores da radiofonia em Arapiraca na Rádio Antene de Publicidade. Desde a implantação da Rádio Novo Nordeste AM atuou na emissora e teve sua marca registrada com o programa Nos braços da saudade.

Sepultamento

O corpo de José Carmo de Sá vai ser velado nesta segunda-feira (24) onde o radialista morava, na Rua estudante José de Oliveira Leite, número 658, no bairro Ouro Preto, mesma rua do Colégio Bom Conselho. Já o sepultamento será nesta terça-feira (25), às 10h, no cemitério Pio XII. 

Sepultamento

O corpo de José Carmo de Sá vai ser velado nesta segunda-feira (24) onde o radialista morava, na Rua estudante José de Oliveira Leite, número 658, no bairro Ouro Preto, mesma rua do Colégio Bom Conselho. Já o sepultamento será nesta terça-feira (25), às 10h, no cemitério Pio XII. 

BIOGRAFIA – José de Sá

José Carmo de Sá, nasceu na cidade de São Miguel dos Campos/AL, no dia 25 de outubro de 1932. Filho de José Ferreira de Sá e de D. Otília Rodrigues de Sá. Ele filho de Hipólito Ferreira de Sá e D. Bertulina Maria da Conceição. Ela, filha do Barão de Anadia, João Rodrigues de Amorim e Senhorinha Maria da Conceição.

José Carmo de Sá chegou a Arapiraca (AL) em 1940. Sua família fixou residência na Rua Aníbal Lima em frente à residência do então Prefeito Domingos de Aciolle Mota e vizinho do ex-prefeito Luiz Pereira Lima.

Em Arapiraca, o Pai José Ferreira de Sá, instalou a primeira barbearia da cidade e ficou conhecido como “Zeca Barbeiro”, que exercia também a profissão de relojoeiro, também o primeiro da cidade.

José de Sá, iniciou os estudos no antigo Grupo Escolar Adriano Jorge e Colégio Instituto São Luis, atual Colégio Rosa Mística. Cursou o Artgo 91 no Colégio Guido de Fontgalan em Maceió/AL. Curso de Radiotécnico através do Instituto Radiotécnico Monitor. Curso de Fotografia, Desenho Artístico e Publicitário, através do Instituto Universal Brasileiro.

Em 1949, mudou-se para a Praça Manoel André, vizinho da Empresa Força e Luz, companhia elétrica da época (Empresa do Sr. Valdomiro Barbosa, onde seu pai mudou para outra atividade comercial, instalando uma mercearia, tendo à frente da gerência José de Sá, que veio também agenciar o comércio de jornais e revistas.

Representando os Jornais: Jornal do Comércio, Folha de São Paulo, a Revista O Cruzeiro, e várias revistas para o público infantil tal como: O Guri e gibis diversos. Pela primeira vez a gurizada arapiraquense teve acesso as referidas revistas.

 


Postado em 23/04/2017 às 06:15 0

Técnico em radiologia do Hospital de Emergência morre em colisão em Penedo

Vítima estava acompanhada de um irmão que tembém ficou ferido no acidente


Por Roberto Gonçalves

Um colisão registrada na madrugada deste sábado (22) deixou uma vítima fatal identificada como Amilton da Silva Santos, 35 anos técnico de radiologia do Hospital de Emergência do Agreste em Arapiraca. Seu irmão, ficou ferido no acidente. De acordo com informações o veiculo um Chevrolet Onix, vermelho de placa ORG7254, de Arapiraca, colidiu com uma árvore após o condutor perder o controle da direção.

Amilton da Silva, q trabalhava como técnico de radiologia no Hospital de Emergência do Agreste, não resistiu aos ferimentos ocasionados pela colisão e veio a óbito no local do acidente. Já José dos Santos, teria sido levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, e posteriormente transferidos para o Hospital de Emergência do Agreste, com suspeita de fratura na clavícula. Segundo informações, os dois são irmãos  residentes da cidade de Arapiraca,  retornavam para a casa após passarem o dia em uma praia da região.  

 


Postado em 22/04/2017 às 11:47 0

Inércia de Teófilo e delações mudam os rumos da eleição 2018 em Arapiraca

Principal aliado de Rogério Teófilo o ex-governador Teotônio Vilela Filho foi citado por delator da Odebrecht


Por Roberto Gonçalves

A delação em depoimento  a Lava Jato, de um dos delatores da Odebrecht, o executivo Alexandre Biselli, que contou ao Ministério Público Federal (MPF) detalhes sobre uma reunião em que ocorreu o acerto de propina, destinada para gastos da campanha do então governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (2007-2014) pelo PSDB, podem mudar os rumos da eleição 2018 em Arapiraca.
 
De Acordo com Briselli, a reunião aconteceu no hotel Radisson na orla de Pajuçara em 2014. O mesmo hotel onde meses depois foi lançada a candidatura de Eduardo Tavares ao Governo do Estado e depois substituído por Júlio Cezar. Biselli deu detalhes de todo o processo de pagamento da propina, que, segundo ele, se iniciou entre janeiro e fevereiro de 2014, pelo então secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra) de Alagoas, Marco Antônio Fireman.
 
O executivo contou que nesta reunião, após uma conversa com Fireman, o próximo contato foi com um assessor do secretário, identificado como Fernando Nunes, que teria perguntado sobre um acerto datado da época de concorrência da obra do Canal do Sertão, em 2009. Um compromisso de 5% para a campanha do então governador Teotônio Vilela. Após vários desdobramentos a propina teria ficado em torno de 2,2%.
Esse epísódio que macula a biografia do ex-governador, terá fortes reflexos negativos na eleição do próximo ano em Arapiraca, segundo colégio eleitoral do Estado e comandado pelo seu principal aliado o prefeito Rogério Teófilo (PSDB).A delação provoca um efeito “dominó” ribanceira abaixo, Aécio Neves em nível nacional, seguido do ex-governador Teotônio Vilela Filho e o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo.
Sem rumos
Decorridos mais de três meses de governo com um discurso de mudança na campanha eleitoral, Teófilo e sua equipe, alguns ex-aliados de Célia Rocha, se mantem na inercia administrativa. O município enfrenta problemas na área da Saúde, Educação e com obras paralisadas a exemplo do esgotamento sanitário da cidade fortemente prejudicado com as últimas chuvas provocando transtornos em vários pontos da cidade. Outras obras paralisadas são de menor porte, a exemplo de Unidades Básicas de Saúde nos bairros Arnon de Mello e Novo Horizonte.
Reflexos negativos em 2018
Os principais prejudicados com esses acidentes de percurso nas eleições 2018, com as recentes delações, são os aliados políticos do ex-governador Teotônio Vilela Filho e do prefeito Rogério Teófilo que irão disputar reeleição ou mesmo outros cargos eletivos a exemplo dos deputados estaduais Rodrigo Cunha (PSDB) e Severino Pessoa (PSC).
Outro Aliado de última hora ao grupo de Teófilo, é o ex-deputado estadual Dudu Albuquerque que tenciona lançar o filho Bruno Albuquerque numa disputa por uma das vagas na Assembleia Legislativa Estadual
No mesmo grupo, Severino Pessoa tem forte poder de decisão na gestão de Rogério Teófilo com  comando de importantes secretárias municipais a exemplo das pastas da Saúde e Educação e a esposa, Fabiana Pessoa é vice-prefeita. O parlamentar que é bem sucedido com os irmãos como empresários na iniciativa privada tem pretensões de disputar em 2018 um mandato de deputado federal.
Olhando no retrovisor
O prefeito Rogério Teófilo vem colocando como desculpa, para sua inercia e o engessamento da sua gestão na herança dos governos anteriores de Luciano Barbosa (PMDB) de quem foi vice-prefeito na primeira gestão e Célia Rocha (PSL). Até o ano de 2012, Teófilo estava diretamente vinculado ao grupo político que administrou a terra de Manoel André desde 1996. E  esse vínculo só foi quebrado após, não ter sido indicado para disputar o cargo máximo do município agrestino, depois de ser vice-prefeito no último mandato de Luciano Barbosa.
 
Na verdade, desde 1996, Teófilo poderia ter sido o nome de seu grupo político para disputar a majoritária local, mas por um motivo não revelado não o escolheram. O atual prefeito assistiu oito anos de sua colega e amiga no executivo e quando poderia ter sido o nome da chapa, foi trocado por Luciano Barbosa. O atual vice-governador  o fez esperar mais oito anos até que, quando acreditava ser o único possível a ser indicado, foi novamente desprestigiado e, em seu lugar, voltou Célia Rocha.
 
 
Durante os vinte anos em que sua turma governou Arapiraca, dezesseis contaram com sua participação e de alguns aliados. Atualmente, depois de mais de cem dias, o que vemos em Arapiraca é a continuidade do descaso da frustação e do abandono  Dessa forma, o que vemos em Arapiraca desde janeiro de 2017, é a continuidade do descaso com o povo. Uma gestão  administrativa que motivou o inicio do ano letivo 2017, fosse adiado
 
A maioria das escolas começaram a funcionar, outras não, a exemplo da Escola 31 de Março no bairro Brasília. Como explicar tamanho descompromisso com a educação e com a saúde com falta de medicamentos básicos nas Unidades Básicas de Saúde ?. Como explicar tamanho descaso com as ruas esburacadas em diversos bairros atrapalhando a vida dos seus moradores? Como explicar servidores tendo que ocupar em protesto o Centro Administrativo por não terem seus direitos respeitados?.
 
Como explicar o desrespeito aos demais trabalhadores cidadãos e cidadãs de Arapiraca ?.  Mas o prefeito não quer falar com o povo, e vai na contra-mão com o seu discurso de campanha de que faria uma administração transparente e compartilhada com o povo. Como explicar o restaurante Popular Jerimum fechado desde janeiro deste ano, deixando de servir mil refeições diárias a baixo custo para comerciários, mototaxistas, vendedores informais, aposentados e pessoas de baixa renda ?. O povo precisa e deve saber. “Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”.diz a Constituição Brasileira.

 


Postado em 22/04/2017 às 04:58 0

Cupins devoram o Legislativo de Arapiraca

Até o presente, Mesa Diretora ainda não anunciou quando as obras de reforma serão iniciadas


Por Roberto Gonçalves

Localizado na Avenida Rio Branco no centro da cidade, o prédio da Câmara Municipal de Arapiraca está seriamente ameaçado por uma praga de cupins que atinge todos os setores da Casa além de uma ameaça de desabamento do teto do plenário. Esse problema chegou a ser detectado no ano passado e chegou a ser alvo de uma vistória do Grupamento do Corpo de Bombeiros que emitiu um laudo. Até o presente, a presidente da Mesa Diretora, vereadora Graça Lisboa (PDT) ainda não anunciou quando será iniciada a reforma  no prédio.

Cupins devoram 02

 Após algumas reparos na estrutura fisica do teto no ano passado, os trabalhos no local foram retomados, no entanto, quando chove a água toma conta de todo o espaço do plenário da Casa danificando móvéis e documentos e provocando muito trabalho dos servidores para retirar a água acumulada. Na última chuva caida em Arapiraca este mês, o problema voltou a ser agravado  A praga atnge vários setores da Casa a exemplo do almoxarifado, setor de apoio legislativo e os minúsculos gabinetes dos vereadores

Sem liderança

Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Arapiraca, apenas Melquisedec Oliveira e Sinielza Pessoa que está na vaga de Aurélia Fernandes, apoiam a administração do prefeito Rogério Teófilo. Os demais formam o bloco de oposição. Não resta dúvida que esse distanciamento entre o Poder Legislativo e Executivo teve como gota d´água a polêmica entre os vereadores e a secretária de Educação, Mônica Pessoa, que acusou os parlamentares arapiraquenses de exigirem a divisão dos cargos do Programa Seletivo Simplificado (PSS) do setor educacional. Teófilo continua sem liderança na Casa Herbene Melo.

 Arapiraca: cáos na educação

Em Arapiraca, seis escolas da rede municipal de ensino estão interditadas e nada mais que 20 ainda não começaram o ano letivo. Esses são os números revelados pelo Conselho Municipal de Educação e o Sinteal aos vereadores de Arapiraca em uma reunião realizada na última terça-feira com relação à situação preocupante da educação no município nestes primeiros meses da gestão do prefeito e educador Rogério Teófilo (PSDB).

Cáos na educação 02

Segundo o vereador Rogério Nezinho (PMDB), as unidades em Tempo Integral, uma das maiores conquistas da população mais carentes de Arapiraca e referência para Alagoas, não têm sequer previsão de iniciar as aulas, demonstrando assim a situação caótica da atual administração. Uma dessas unidades é a Escola Prefeito João do Nascimento. A inidade foi inaugursda no final da gestão da prefeota Célia Rocha (PSL)

Cáos na educação 03

 Para o parlamentar, este é o inicio da destruição de todas as conquistas já realizadas na área da educação na terra de Manoel André. Rogério Nezinho disse que ficou mais preocupado ainda ao ouvir as afirmações dos membros da comissão. Eles disseram que no Sítio Carrasco tem ônibus que está fazendo o transporte escolar de crianças, com 100 alunos, colocando em risco a vida dos alunos por excesso de passageiros. 

Sem receber repasses

Os municípios estão sem receber há seis meses os repasses dos programas Pro hopi, Farmácia Básica e Pró-saúde. O novo secretário, o advogado Christian Teixeira, ainda não conseguiu dar uma resposta aos gestores municipais para os problemas. Até agora, as principais medidas tomadas por ele foram a realização de demissões e a nomeação dos colegas advogados para sua assessoria.

Seminário Fruticultura

Será realizado nos dias 25 e 26 deste mês de abril o primeiro Seminário de Fruticultura Alagoana. O evento será realizado no auditório da Federação da Agricultura de Alagoas, com abertura às 09 horas, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e o presidente da FAA, Álvaro Almeida, estarão presentes ao evento.

Delmiro Gouveia

O projeto “Em Ação” dará início a sua nova fase no Sertão alagoano, em Delmiro Gouveia, nos dias 26 e 27 deste mes de  abril, no campus da Ufal. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Em Ação pretende levar as melhores ideias e inovações geradas no ambiente acadêmico para o setor produtivo de Alagoas.

Peixe vivo é sucesso em feira

A piscicultura familiar apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas – e seus produtos derivados, como biojoias e acessórios de couro de tilápia – marcaram presença na Semana Santa da Feira do Peixe Vivo, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri) em Maceió (AL). Somente do pescado produzido no projeto público de irrigação Boacica, mantido pela Codevasf em Igreja Nova, foi comercializada uma tonelada.

Peixe vivo 02

“Levei mil quilos de tambaqui e vendi tudo. A cada nova edição desse evento, minha venda aumenta”, comemora o piscicultor familiar Robson Moura, morador do povoado Ipiranga, em Igreja Nova, e irrigante do Projeto de Irrigação Boacica. Para ele, viabilizar a participação dos piscicultores em eventos como a Feira do Peixe Vivo significa impulsionar a produção familiar e, consequentemente, o incremento da renda da atividade agropecuária. “Nossa participação foi muito interessante, pois o pessoal começa a comprar o peixe vivo e acredita em nós.

Investimento em escolas do Agreste

Atendendo um pedido do governador Renan Filho, (PMDB) o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, (PMDB) esteve no município de Igaci, no Agreste, para ouvir mais sugestões de alunos, professores e servidores da Escola Estadual de Coité das Pinhas na zona rural do município. O estabelecimento público de ensino tem 69 anos de fundação, mas há mais de 20 anos não recebia investimentos do Governo do Estado.
 

Investimentos no Agreste 02

Através  do programa Escola 10, a unidade estadual de ensino recebeu recursos para a reforma completa do prédio, aquisição de novos mobiliários além de equipamentos e material didático. Durante a visita do secretário Luciano Barbosa, o diretor da Escola Estadual de Coité das Pinhas, professor Josenildo Gomes, disse que toda a comunidade está satisfeita com os investimentos realizados até o momento no estabelecimento pelo Governo do Estado através da secretária de Estado da Educação.

 

 

 


Postado em 21/04/2017 às 16:03 0

Polícia prende assassino de vigilante em Teotônio Vilela

A outra vítima está internada em estado grave no Hospital de Emergência do Agreste


Por Roberto Gonçalves

Foi  identificado como Diego da Silva Omena, 26 anos e em seguida preso preso após esfaquear dois vigilantes de rua na cidade de Teotônio Vilela no Agreste do Estado Um dos vigilantes, morreu no local  Em um vídeo que circula nas redes sociais, o acusado chega a falar “graças a Deus que eu peguei a faca dele, se eu não pegasse ele iria me esfaquear por trás”. A versão do assassino conta que os vigilantes foram bater nele e, por isso, ele precisou se defender. 

De acordo com integrantes da Guarda Civil Municipal, antes de agredir os vigilantes, Diego foi expulso de um bar por seguranças depois de não querer pagar a conta DE R$ 4,50. Foi quando deixou o local e, de acordo com relatos, a algumas quadras do bar, se deparou com os dois vigilantes de rua. Embriagado, Diego da Silva investiu contra os trabalhadores e esfaqueou os dois.

Uma das vítimas, identificada apenas como ‘Damião’, morreu no local da ocorrência.. O segundo trabalhador, identificado como Natan da Silva, 18 anos, foi encaminhado ao hospital da cidade, mas em consequência da gravidade dos ferimentos precisou ser  transferido para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

A Guarda Civil Municipal chegou ao criminoso através da descrição do mesmo por populares. Ele foi preso em flagrante ainda com marcas de sangue das vítimas. Segundo informações da GM, essa não é a primeira vez que Diego Silva promove confusões em bares da cidade. O homem sempre se envolve em confusões pelo mesmo motivo: não pagar a conta. O acusado foi encaminhado a 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde será autuado pelo crime de homicídio qualificado e tentativa.


Postado em 21/04/2017 às 12:33 0

Segurança morre e outro fica gravemente ferido em atentado em Teotônio Vilela

Confusão começou porque suspeito se recusou a pagar uma conta de R$ 4,50


Por Roberto Gonçalves

Um homem ainda não identificado foi detido, na noite desta quinta-feira (20), após provocar  a morte de um segurança e atingir outro a facadas, fato registrado na Rua Maria Jeane, em Teotônio Vilela, Agreste do Estado. De acordo com a polícia, o suspeito, ainda não identificado, não quis pagar a conta para sair de um bar da região, já em horário de encerramento da atividade do estabelecimento.

Ao presenciar que o pedido da proprietária do bar não estava sendo atendido, quatro seguranças foram até o suspeito, solicitaram que ele acertasse a conta, de apenas  R$ 4,50, e que fosse embora.

O homem saiu do local, mas depois encontrou dois dos trabalhadores na rua, iniciou uma conversa e, no descuido, puxou a própria faca do segurança e desferiu vários golpes. O colega de trabalho tentou impedir o crime, mas também foi atingido e, segundo populares, saiu segurando parte do intestino. 


Postado em 21/04/2017 às 10:43 0

Uneal ofertará serviço gratuito para auxiliar envio da declaração de IRPF 2017

Ação acontecerá no shopping e no Campus I – Arapiraca


Por Roberto Gonçalves com assessoria

Estudantes do curso de Ciências Contábeis do Campus I da Universidade Estadual de Alagas (Uneal), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vão auxiliar a população de Arapiraca e região na elaboração e envio da declaração de imposto de renda de pessoa física. Esta é a segunda edição do projeto “Prestando Contas à Receita”.

 

Sob a coordenação dos professores Anderson Barros e Rejane Viana, os graduandos irão atender ao público, gratuitamente, nos dias 25 e 26 de abril, no Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 22h, e no dia 27, deste mês, no Campus I, das 9h às 20h.

 

Os graduandos receberam treinamento específico com a analista-tributária da Receita Federal, Adélia Lima, para realizar o trabalho. “Foram seis horas de treinamento e nossa equipe, composta por 18 estudantes, está preparada para atender os contribuintes de Arapiraca e região”, destacou Anderson Barros.

O docente frisa que os casos mais complexos, principalmente aqueles que envolvem ganho de capital, serão encaminhados para um profissional da área, uma vez que necessitam de cálculos específicos.  

 

O prazo para entrega da declaração de IRPF 2017 encerra-se dia 28 de abril.

 

Serviço:

O quê: Prestando Contas à Receita – IRPF 2017

Onde: Arapiraca Garden Shopping, dias 25 e 26/04

            Uneal – Arapiraca, dia 27/04

Quanto: Gratuito