ISALONI E FUORISALONE

45debd04 7a02 4e50 a359 24dffc7a69c5

A Isaloni é uma feira de mobiliário e design que acontece todos anos nos meses de abril. Ela começou com a união de alguns designers italianos que queriam apresentar a qualidade e beleza de seus produtos, seus móveis.

 

 

O evento, que começou despretenciosamente mas fez tanto sucesso que chamou a atenção de todo o mundo. Hoje a Isaloni é considerada a Meca do Designe Mundial, é referência para o setor moveleiro quando se fala em tecnologia, materiais inovadores, funcionalidade e design.

                                                     

MAPA DO PAVILHÃO ISALONI

Além da Isaloni, toda a cidade de Milão entra no clima do evento e pega carona no sucesso dele, a feira fora do pavilhão central, chama-se Fuorisaloni, acontece nos bairros de Milão, principalmente, Brera e Tortona. Você caminha pelas ruas e encontra exposição de mobiliários e objetos a cada passo dado.

Todo lugar que você encontrar esta plaquinha vermelha é a indicacão de que naquela loja, naquele estabelecimento, existe alguma exposição. Tanto é o sucesso da Fuorisaloni que eles se organizarem e criaram além destas placas, mapas indicativos e vários eventos super badalados para este período da feira.

As ruas ficam cheias, animadas, com muita vibração, vida. A cidade toda se envolve para apresentar aos visitants o que há de melhor em design. Inclusive, para quem não é da área de arquitetura, acho que esta não é a melhor época para se visitar Milão.

Dentro da Isaloni havia o pavilhão Eurocucina, que é totalmente dedicado a cozinha. Este pavilhão me chamou muito a atenção, pude observer que as cozinhas estão cada vez mais recebendo automação e tecnologia. Com o simples movimento da mão, as portas abrem e fecham, a torneira gira para ficar oculta atrás da porta, as luzes acendem e apagam, enfim, toda uma facilidade gerada através da automação que anteriormente não era tão evidenciada neste espaço da casa.

 

Como hoje as famílias tem usado muito a cozinha para se socializarem, com o aumento do uso de cozinhas gourmet, este ambiente recebeu o status de living, por isso toda esta atenção e carinho com este espaço da casa.

Com esta nova leitura para as cozinhas, os eletrodomésticos receberam portas e agora ficam ocultos. Os materiais usados tambem indicam este status de living, materiais marmorizados para os armários, tons bem sóbrios, muito preto e cinza e materiais nobres como o couro. As cozinhas estão cada dia mais chiques e integradas a sala.

  

 

Outro item que observei, em vários stands, foi a questão da multifuncionalidade. Imagino que principalmente na Europa, esta forma de projetar tem tido muito sucesso por causa da escassez de espaços e seus alto custos. Os apartamentos estão cada vez menores porém, os usuários destes pequenos espaços não abrem mão da qualidade de vida. Por isso móveis que tenham várias funções, que possam crescer, e serem facilmente desmontados e guardados são agora indispensáveis e foram a vedete da feira de Milão.

 

  

 

Neste exemplo podemos notar que dentro de uma gaveta esconde-se uma mesa, que pode ser mesa de centro, mesa de estudos e trabalho e mesa de jantar para reunir um grupo de amigos. Além disso, as cadeiras dobraveis e empilhaveis, cabem num compartimento atras da tv. Todo este dinamismo e praticidade transforma pequenos ambientes em lugares multi usos e altamente eficientes. Esta é uma solução economica, prática e viável.

  

Aqui nesta estante, a opção de num único espaço guardar várias mesas de diferentes usos gerando esta multifuncionalidade tão evidenciada no evento.

A praticidade e funcionalidade dos objetos e mobiliários realmente chamaram muito a atenção. Móveis empilháveis, encaixaveis, criando uma dinâmica nos espaços.

    

 

Em relação aos materiais, o uso intenso dos metais, dourados, cobreados. Muitos elementos vazados, madeira. Cores escuras, preto e cinza continuam com tudo.

Como falei anteriormente, Milão entra de cabeça neste evento. E a moda, não poderia ficar de fora. As lojas de roupas e acessórios buscam uma forma de se envolver e desenvolvem algum mobiliário.

 

 

As grandes grifes convidam seus designers a criarem algum mobiliário que tenham a cara da marca. É muito interessante ver como a moda e a arquitetura caminham juntas, criando tendências e ditando estilos.

 

EXPOSIÇÃO DA MARCA FENDI

 

CHAISE LOUIS VUITTON

 

E os brasileiros estão marcando presença na feira de Milão já faz tempo, porém nossa representatividade está cada vez maior e melhor. Este ano vários designers e fábricas nacionais abrilhantaram a Isaloni e a Fuorisaloni.                      

 

                   JADER ALMEIDA                                                               SÉRGIO MATOS

 

A experiência de estar na Feira de Milão é como se antecipar às tendências mundiais, estar antenado para tudo que virá; cores, materiais, estilos, métodos de fabricação. Aumentou minha visão sobre um bom produto, valorizando as marcas que investem em qualidade de produção e design. E, sobretudo, inspirando na minha tarefa de cada dia: projetar com inovação!!

 

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

 

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Av. Ceci Cunha, 1397

(82) 3325.8265/9.9938.2000/9.9937.2000/9.8852.5551

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Salão Internacional do Móvel de Milão, a Isaloni

Acabei de chegar do Salão Internacional do Móvel de Milão, a Isaloni. A feira se tornou uma referência mundial para o setor de móveis domésticos, e hoje é referência mundial em design, inovação e tecnologia.

A Isaloni 2016 estava toda voltada para ambientes multifuncionais. A ideia de móveis versáteis, com mais de uma função e sem deixar de lado o design e a beleza, foram a vedete da feira.

 

Observem esta simples estante:

 

Na parte inferior da estante há um compartimento que guarda uma mesa;

 

Atrás da TV, outro compartimento serve de armazenamento para as cadeiras que, por sua vez, são desmontáveis;

 

A mesa tem a flexibilidade de ser mesa de centro ou mesa de jantar.

 

E, aqui, o ambiente pode ser transformado em uma ampla sala de jantar.

 

foto

 

Cada dia que passa o metro quadrado nas grandes cidades torna-se mais caro e as pessoas procuram alternativas para se adaptarem a esta realidade sem, com isso, perderem seu estilo de vida. Estes móveis compactos e adaptáveis são uma ótima opção.

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

 

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Av. Ceci Cunha, 1397

(82) 3325.8265/9.9938.2000/9.9937.2000/9.8852.5551

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Casa Show Perucaba em Arapiraca

Os empresários José Levino e Lenino Júnior, com uma visão muito além da empresarial, organizaram uma mostra de arquitetura na Casa Modelo do Residencial Reserva do Perucaba.

Desde o dia 29 de abril até o dia 16 de junho de 2016 está aberta ao público a mostra de arquitetura Casa Show Perucaba, no Condomínio Reserva do Perucaba, Arapiraca, Al.

Esta exposição uniu 11 renomados arquitetos atuantes no agreste do estado que ambientaram toda uma casa de forma personalizada e com muito bom gosto.

 

O projeto da suite master ficou por minha conta. Em conversa com clientes, setorizei a suite através de banheiro masculino e feminino, espaço de banho, closet, varanda e quarto. A idéia foi criar um ambiente neutro, sofisticado e harmonioso.

A iuminação com a finalidade de evidenciar objetos, clarear na medida certa e criar cenários foi um item minuciosamente estudado. Estes cenários foram efetivados através da automação (Logic), que integrou todo o ambiente através da tecnologia.

 

A cabeceira estofada mostarda, desenhada por mim e executada pelo Sandes Estofados, deu a pincelada de cor que o ambiente solicitava. Aliada a ela, a colcha de linho, com acabamento impecável, do atelier da Márcia Cavalcante evidenciaram o conforto que o ambiente requer.

 

Estes objetos de decoração da Encanto do Tear e da VB Design são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

O amplo closet recebeu um gaveteiro laqueado, executado pelo marceneiro Jailton, que imprimiu requinte e organização ao ambiente. As cortinas romanas da Uniflex trouxeram a privacidade necessária.

 

Um canto de sonho para qualquer mulher, esta penteadeira tornou-se a vedete do closet. Com espaços definidos para cada maquiagem e produto de higiene. Os espelhos, executados pelo Eugênio Vidros, além de ampliarem o ambiente o tornaram sofisticado e elegante.

 

Aqui o padrão de conforto familiar almejado por muitos casais; ter um banheiro exclusivo para cada um. O  banheiro masculino evidenciou o mármore carrara (Jideart) unindo-se às pastilhas de madrepérola (B Design) que imprimiram um ar mais sofisticado ao espaço. O toque final dado pelos quadros da Moldura Minuto fizeram toda a diferença.

 

O banheiro feminino recebeu um banco em mármore e uma generosa estante na área do banho. Na saída do banheiro, notem a beleza da obra de arte da artista plástica alagoana Verinha Gama.

 

Na varanda o destaque fica por conta do belíssimo jardim vertical, da Assacada, associado ao requinte do mobiliário (JF Móveis).

 

A mostra Casa Show Perucaba está um espetáculo. Todos os arquitetos, executores e fornecedores estão de parabéns. Tudo feito com muito esmero e profissionalismo.

Visitem e confiram…

Casa Show Perucaba

Local: Residencial Reserva Perucaba, Arapiraca, Al

Datas: de 29/04/2016 a 12/06/2016

Horário de visitação: Quinta e Sexta das 18:00 às 22:00h

                                  Sábado e Domingo das 15:00 às 22:00h

Valor: R$10,00

 

Fornecedores:

Uniflex (82) 3327.3131

Logic  (82) 3013.2015

JF Móveis (82) 3521.4434

Sandes Estofados (82) 3521.2409

Estação Luz  (82) 3522.2397

Sierra Móveis (82) 3327.4773

Encanto do Tear (82) 3325.2645

VB Design (82) 3311.4242  

Moldura Minuto (82) 3235-4014

Jailton Marcenaria  (82) 9.9955.4603

Eugênio Vidros (82) 9.9645.4767

Jideart (82) 3522.2524

Assacada (82) 3023.2080

Bia Beltrão Fotografia 9.9999-9894

Márcia Cavalcante (82) 9.9947.2407

B Design (82) 3024-6107

Galeria Gama (82) 3377.3979

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

 

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Av. Ceci Cunha, 1397

(82) 3325.8265/9.9938.2000/9.9937.2000/9.8852.5551

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

ExpoMóveis em Arapiraca Al

Olá, gente! Voltei cheia de novidades para vocês. Desde o dia 11, o Arapiraca Garden Shopping está recebendo a ExpoMóveis, uma mostra que reuniu moveleiros da região Agreste do Estado para exporem suas peças em cinco ambientes. Eu tive a honra de ser a única arquiteta convidada a participar da mostra, que foi desenvolvido pelo Sebrae em Alagoas, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).

FOTO: VALDEIR GOIS

 

Para a ExpoMóveis eu projetei os espaços brinquedoteca, varanda, sala de estar, sala de jantar e suíte máster, que receberam os móveis produzidos por oitos fabricantes alagoanos (JF Móveis, Amazon Portas, Sandes Estofados, RC Móveis Planejado, Leomóveis, Carlinhos Móveis Planejados, Hubbibras e Cometa Móveis) e que foram desenhados por mim.

A exposição ficou aberta ao público, gratuitamente, durante 18 dias no Shopping Garden Arapiraca e foi sucesso de público e satiafação.

Vejam um resumo Expomóveis e não deixem de participar da próxima...

O primeiro ambiente foi a brinquedoteca. A ideia do ambiente era transmitir alegria e descontração à criançada de forma funcional e lúdica.

FOTO: LOURDES RIZZATTO
 MARCENARIA: CARLINHOS
ESTOFADOS: SANDES
BRINQUEDOS: PB KIDS

 

A varanda recebeu uma linguagem rústico-chic com móveis feitos de jaqueira mesclados a móveis industrializados e decoração sofisticada.

FOTO: CRIS NUNES
FOTO: CRIS NUNES 

MARCENARIA 01: JF MÓVEIS
MARCENARIA 02: COMETA
MARCENARIA 03: AMAZON PORTAS
DECORAÇÕES 01: LÉO MÓVEIS
DECORAÇÕES 02: JF MÓVEIS

 

O projeto das salas de estar e jantar tomaram partido de um ambiente clássico e funcional, com predominância de tons pasteis permeados com pontos coloridos.

FOTO: LOURDES RIZZATTO
MARCENARIA 1: JF MÓVEIS
MARCENARIA 2: LÉO MÓVEIS
MARCENARIA 3: HUBBIBRAS
ESTOFADOS: SANDES
DECORAÇÕES: LÉO MÓVEIS

 

O último ambiente da ExpoMóveis foi a suíte máster. Um quarto multiuso, com estação de trabalho integrada, onde o conforto foi a principal característica.

FOTO: CRIS NUNES 
MARCENARIA 01: JF MÓVEIS
MARCENARIA 02: RC MÓVEIS PLANEJADOS
DECORAÇOES: LÉO MÓVEIS
ESTOFADOS: SANDES
JOGO DE CAMA: MMARTAN

 

 

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 9937.2000

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro
(82)3325.8265/99938.2000/99937.2000/98852.5551

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

A escolha da luminária pode mudar o ambiente

Divulgação/Assessoria 9062d8d7 f93d 4757 912b dc348ee8f1d9

Muita gente não sabe, mas a iluminação é um item essencial para uma decoração impecável. É comum pensar que arquitetura está ligada apenas a decorar um espaço com peças bonitas, móveis de design e colocar uma textura diferente na parede. Entretanto, decorar envolve muito mais que isso, e um aspecto importantíssimo é a iluminação, uma vez que é ela quem modela os espaços.

A iluminação pode mudar completamente a maneira que percebemos um espaço, e é capaz até de interferir em sua funcionalidade. Com a luminária certa nós podemos destacar algum ponto da decoração e criar um ambiente aconchegante e harmonioso.

Antes de tudo, é essencial considerar os tipos de atividades que serão exercidas no ambiente e analisar a quantidade de luz necessária. Por exemplo: uma sala de estar pode servir tanto para assistir um filme quanto para uma comemoração entre amigos, e um bom projeto de arquitetura consegue unir essas duas necessidades.

Existem muitos tipos de luminárias no mercado para criar uma iluminação adequada. Agora, você pode conferir alguns deles:

Plafon

Foto: Bia Beltrão

As luminárias Plafon geralmente são instaladas no teto, de forma não embutida. Elas são usadas quando se precisa de apenas um ponto central de luz, para iluminar o ambiente como um todo, assim, ela pode ser usada como a fonte principal de luz no espaço, geralmente quando não se tem forro de gesso.

Pendentes

O pendente é ideal para valorizar uma ambientação, funcionando mais como adorno que propriamente, iluminação. Podemos usá-lo para dar maior destaque a uma bancada de trabalho ou criado mudo, porém ele tem sido muito usado em mesas de jantar. Geralmente eles são vendidos separadamente, o que permite soltar a criatividade e instalá-lo de diferentes formas: juntas, amarradas, uma ao lado da outra, etc.

Spots

O spot é um tipo de luminária direcionável ou fixa, que podemos usar quando queremos dar foco em algum objeto. Elas podem ser instaladas em conjunto ou individualmente. O uso desse tipo de iluminação traz a sensação do objeto iluminado ser uma obra de arte por nos remeter a uma galeria ou museu.

Arandelas

Foto: Bia Beltrão

Quer criar um espaço com muito charme na sua casa? Essa é a luminária perfeita. As arandelas são fixadas nas paredes, como uma iluminação decorativa complementar, criando um ambiente com uma luz aconchegante. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos. 

Balizadores

Os balizadores são usados para iluminação baixa em ambientes internos e externos. Eles são muito utilizados para iluminar entradas e saídas, caminhos de jardins, escadas, rampas, piscinas, entre outros.

Embutidos

O tipo mais usual de iluminação e que deixa o ambiente mais harmonioso. Este tipo de luminária requer rebaixamento do teto, podendo conter detalhes no forro ou simplesmente, forro liso. Este tipo de luminária chama pouca atenção, sendo ideal para uma boa iluminação onde o importante é a luz e não a luminária.

Sancas Iluminadas

Foto Bia Beltrão 

Iluminar com sancas é uma ideia relativamente barata e que pode oferecer um resultado final surpreendente. Com elas é possível se criar detalhes diferenciados usando lâmpadas fluorescentes tubulares ou fitas de LED. As possibilidades são inúmeras.

 

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 99937.2000

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82) 3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Cozinhas

Foto: Bia Beltrão C7760016 aa6e 433a a697 7fd19becb4b7

Foi-se o tempo em que cozinha era sinônimo de muito trabalho e apenas uma área para o preparo de refeição. A cada dia que passa este ambiente tem se tornado o queridinho das famílias, se reinventando e adquirindo uma identidade própria e cheia de personalidade.

Em muitos casos, a cozinha é considerada o principal ambiente de um lar. Um local de encontro, de descontração e de lazer. Não mais um lugar de se preparar uma simples refeição e sim, um ambiente acolhedor, próprio pra receber amigos e familiares e, onde se faz aquele prato gourmet especial, cheio de história e sabor.

Amigos se reúnem para trocar experiências gastronômicas enquanto se divertem, conversam e tomam um bom vinho.

Para os que possuem cozinha pequena, muitos artifícios conseguem criar um espaço aconchegante, elegante e útil.

     

Nesta cozinha/área de serviço, o uso dos ‘cobogós’ pretos auxiliam na ventilação e reservam os ambientes sem isolá-los. O uso de mobiliário claro e eletrodomésticos embutidos conseguem organizar e tornar o ambiente mais funcional.

Neste projeto, a união da cozinha à sala proporcionaram espaços mais amplos e acolhedores. Notem que com esta disposição, foi possível criar uma horta e um espaço próprio para revistas e livros de receitas, personalizando e criando um ambiente exclusivo.

                

Alguns acessórios auxiliam muito na organização de uma cozinha. Gavetas com divisórias especificas ajudam a manter o ambiente sempre organizado e bonito. Lixeiros bem posicionados além de manterem uma limpeza visual, são muito uteis e práticos.

Outro item que notamos nas novas cozinhas são suas cores e materiais inovadores. Cozinha branca e básica, só para quem tem medo de ousar. Como este ambiente, agora, faz parte da área social da casa, ele pede cor, design e materiais diferenciados.

Foto: Bia Beltrão

Nesta cozinha o uso de cores fortes e marcantes nortearam o projeto. A bancada em silestone Expo Gris, da Marmogran, com o acabamento malto da SCA, imprimiram personalidade e sofisticação ao ambiente. O uso dos azulejos Ocean, da Pavão Revestimentos (Vivace Design), aliados a mesa azul da Cinex coloriram de forma elegante e despojada.

Foto: Bia Beltrão

Observem os eletrodomésticos embutidos e o local da fruteira como otimizaram o espaço. A iluminação da bancada, além de muito prática, imprimiu leveza e destacou o revestimento da parede.

Neste ambiente, os utensílios ao alcance das mãos, facilitam e embelezam a cozinha. A fruteira circular em aço, ocupa pouco espaço e ajuda a organizar a cozinha.

Aqui notamos a cozinha conhecida como cozinha gourmet, com uma bancada de trabalho central, onde o chef consegue cozinhar e interagir com os amigos e familiares. Neste projeto, o mix de materiais como: madeira, inox, cimenticio e vidro criaram um espaço ultra moderno e elegante. Vale destacar o aparelho de TV com o sistema painel movie, onde a TV não aparece quando desligada.

Uma cozinha gourmet para receber muitos amigos. Este foi o pedido deste cliente para utilizá-la enquanto cozinha e conversa com seus convidados. Neste momento de união e descontração, tudo tem que estar próximo e fácil. Deste modo, o sistema triangular de disposição dos eletrodomésticos facilita muito.

Foto: Bia Beltrão

Ambientes distintos, porém integrados. Aqui a cozinha integra-se a copa de forma harmoniosa e muito funcional. As cores e acabamentos também criam uma atmosfera moderna e intimista. O ladrilho multicolorido da Ceusa (Vivace Design) aliado ao vidro colorido da Finger fizeram a finalização necessária ao espaço.

Cor para que te quero? Alegria e descontração não faltam nesta cozinha. Os clientes solicitaram um ambiente onde nunca coubesse tristeza e monotonia, conseguidos com o uso deste azulejo da Portobello Shop.

Mais uma vez, os ‘cobogos’ roubam a cena. Esta é uma forma simples e muito elegante de dividir os ambientes sem que para isso se perca a ventilação e a privacidade, além da cor que dá vivacidade e personalidade ao espaço.

Um item muito importante e que facilita muito o bom uso de uma cozinha, tornando-a funcional e prática, é a distribuição dos eletrodomésticos em relação a área de preparo estejam dispostas num layout que forme um triângulo imaginário.

Desta forma, o usuário terá menos deslocamentos e obterá desempenho máximo na execução de suas tarefas. Esta é uma boa sugestão de layout para cozinhas, mas, que nem sempre é possível utilizá-la.

Com esta nova forma de vivenciar uma cozinha, o ambiente tem sido reinventado e transformado em verdadeiras salas de estar. As necessidades, o mobiliário e a disposição foram repensadas e repaginadas, gerando várias opções de layout possíveis.

Cozinhas atuais, inteligentes e bonitas. Opções não faltam, o limite é a sua imaginação. Explore este ambiente e transforme-o num espaço de prazer e contemplação.

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 99937.2000

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Espaços preciosos

5a607aa6 e411 4b2b bd45 76f2b6df4798

A busca pela praticidade, economia e conforto são reflexos imediatos da vida moderna. Os metros quadrados de apartamentos estão cada vez mais disputados e, consequentemente, menores.

Aquele jeito de morar de antes, em casas amplas, cheias de cômodos e mobílias, tem sido cada vez mais raro. Os pequenos apartamentos - onde o essencial é o imperativo - têm sido o novo jeito de morar de muitas pessoas.

Este estilo de vida exige a contratação de um bom arquiteto. Este profissional será responsável por projetar os ambientes de forma confortável, harmoniosa e, ao mesmo tempo, útil, que acomode todos os itens necessários do morador.

Muitos truques e ideias inusitadas ajudam a organizar um lar para que todos os itens, de materiais de limpeza a roupas de inverno, tenham os seus lugares reservados.

* Corredores estreitos podem ter várias funções além de distribuir quartos.

Aqui, o corredor se transformou num espaço de recordações e laços familiares, com fotos em molduras diferenciadas e harmônicas.

Já neste projeto, o corredor recebe um pequeno oratório, com uso de materiais nobres e moldura demarcando o espaço, sem atrapalhar a circulação.

 

* Pequenos banheiros e lavabos crescem com o uso correto de materiais:

Neste banheiro, um painel de madeira o transformou em lavabo sem ter a necessidade de utilizar box de vidro. O espelho em toda a parede criou uma sensação de amplitude.

 

Neste lavabo, a intensão do espelho cobrindo toda a parede foi amplia-lo ao máximo. O detalhe em madeira criou uma atmosfera mais intimista, mantendo a janela sem evidenciá-la.

 

Apesar de ser bem pequeno, este lavado ganhou uma estante com fundo espelhado que o transformou em um ambiente acolhedor. A cuba suspensa na parede ajudou a compor o ambiente sem deixa-lo com a sensação de aperto.

 

* Integrar ambientes – eliminar algumas paredes é uma ótima opção quando se trata de ambientes pequenos, pois faz com que eles cresçam.

Neste projeto, uniu-se sala de estar, jantar e cozinha de forma a integrar todos os ambientes. O espelho bronze em toda a extensão da parede traz a sensação de um ambiente maior. As cores monocromáticas e claras ajudaram a dar este efeito de amplitude.

 

Nesta cozinha americana, além de unir e integrar os ambientes, uma horta instalada na bancada transforma um pequeno espaço em um ambiente multifuncional e agradável.

 

* Escadas com utilidade

Uma elegante adega complementa o espaço que seria ocioso abaixo da escada.

 

Um degrau em madeira com carrinho de bebidas transformaram o espaço debaixo da escada.

 

* Móveis planejados

Observem este criado-mudo como compôs o ambiente de forma inusitada e útil. Os livros agora têm lugar garantido.

 

Esta cama dobrável é uma ótima solução para quem tem pouquíssimo espaço.

 

 

Uma solução prática e moderna

Já esta mesa de jantar que se transforma em mesa de sinuca, além de muito prática é sinônimo de diversão garantida.

 

Aquele cantinho que, às vezes, fica subutilizado pode se transformar numa lúdica brinquedoteca como neste projeto. Tudo com marcenaria planejada.

 

Neste banheiro, o armário superior deu uma grande ajuda na organização.

 

Todos os produtos de higiene pessoal têm local próprio.

 

Várias são as ideias para ampliar ambientes pequenos ou organizar melhor um espaço. Aqui citei algumas dicas que podem ser facilmente seguidas, em outro momento apresentarei outras soluções bacanas e inusitadas. Espero que tenham gostado!

 

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 99937.2000

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

 

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Saiba como identificar um porcelanato de verdade

A78a2d25 2672 4a09 97a0 9702dbd34805

É muito comum presenciarmos propagandas de porcelanatos a preços ínfimos. Quando ouvimos tais ofertas surgem várias dúvidas: Será mesmo porcelanato? Por que tão barato? Por que outras lojas operam preços tão elevados?

Com o objetivo de orientar clientes e consumidores sobre as características do porcelanato e diferenciar os produtos que atendem aos requisitos da ABNT NBR 15463, a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas (Anfacer) criou o Selo da Qualidade para Porcelanato.

Antes de entendermos a importância de tal selo, vamos entender o que efetivamente é este piso tão desejado.

O porcelanato é um produto cerâmico declarado pela Norma ISO 13006/NBR13818 com especificação B significando material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. Ou seja, é um produto com baixíssima absorção d’água.

Devido a sua característica de absorção próxima a zero, é necessário utilizar em seu assentamento argamassas (colas) especiais, ao invés das tradicionais massas de assentamento utilizadas para cerâmicas, pedras e granitos. Também cabe ressaltar que devido a sua dureza é necessário utilizar discos de corte ou dispositivos de corte com borda cortante diamantada.

O porcelanato é, também, o revestimento cerâmico de maior valor agregado e com alto desempenho. A primeira norma mundial para porcelanato ABNT NBR 15463 foi criada por iniciativa da indústria brasileira e estabelece os critérios específicos do produto:

  1. Baixa absorção d’água;
  2. Resistência a flexão;
  3. Resistência a gretamento (O termo "gretamento" diz respeito às fissuras da superfície esmaltada, semelhantes a um fio de cabelo);
  4. Resistência a manchamento;
  5. Resistência a ataques químicos;
  6. Resistência a abrasão;
  7. Característica dimensional precisa.

O selo veio, justamente para diferenciar e valorizar os porcelanatos que atendam aos requisitos da norma, assim dando segurança ao consumidor, ao arquiteto e ao construtor.

 Além de proteger o consumidor, com ele também será possível estimular a certificação dos produtos cerâmicos, combater a não conformidade intencional, evitar o uso indevido da terminologia Porcelanato e atender aos programas governamentais que visam fomentar a conformidade de materiais para construção civil.

    Sendo assim, a partir de setembro de 2015, mês em que o selo passa a ter validade, quando nos depararmos com propagandas de porcelanatos a preços irrisórios, imediatamente saberemos se realmente se trata de porcelanato ou de uma cerâmica qualquer.

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 99937.2000

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

A importância de se contratar um arquiteto

038a0cb8 89cf 4c1e a935 3e3885400ad7

Nos dias atuais, é indispensável construir ou reformar sem a contratação de um bom profissional, seja ele um decorador, um designer de interiores, ou um arquiteto.

Inicialmente, precisamos diferenciar cada profissional, pois o arquiteto possui atribuições diferenciadas do decorador e do designer de interiores. É importante que essas diferenças sejam analisadas antes da escolha.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), “O decorador é aquele profissional formado (ou não) em um curso de curta duração ou é um autodidata. Suas atribuições são muito restritas, pois seus conhecimentos sobre vários componentes de uma obra são nulos. Sua função restringe-se à escolha de acessórios, cores, texturas sem que altere fisicamente a obra. Não pode interferir no ambiente, e nem mesmo, no detalhamento de mobiliários cuja atribuição é do designer de interiores.”

Já o designer de interiores, possui todos os atributos do decorador além de poder interferir no layout do ambiente, indicando novas possibilidades de iluminação, ergonomia, acústica e mobiliário. Porém, seu trabalho é restrito a ambientes internos.

Segundo o CAU, “O arquiteto e sua formação se dão através dos cursos acadêmicos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas como história da arte e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbanos, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, cálculos, entre outros. A formação de um curso superior de arquitetura permite que atue em várias áreas, entre elas: estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obras e serviços técnicos”.

Então, em resumo, contratamos um arquiteto em todas as situações, já os serviços do decorador e o designer de interiores possuem suas limitações.

Quando queremos, simplesmente dar um novo visual ao ambiente, escolher cortina, almofadas, tapete e adornos, podemos contratar um decorador, um designer ou um arquiteto. No caso de se escolher novos mobiliários, alterar o layout do ambiente, fazer um projeto luminotécnico, melhorar a acústica e ergonomia do ambiente, temos a opção de contratar um arquiteto ou um designer de interiores. Porém, se o que se deseja é ampliar o ambiente, construir um novo cômodo ou construir uma casa, edifício ou comercio, projetar uma praça, condomínio ou algo relacionado, somente o arquiteto terá habilidade para isso.

Depois de esclarecer estas dúvidas, chegou a hora de escolher o profissional mais indicado. Aí, além de suas atribuições definidas, é preciso analisar criteriosamente seu portfólio, observar sua linha de trabalho, seu estilo. Nada melhor que conhecer alguns trabalhos já executados por tal profissional, através de sites, postagens em redes sociais e publicações.

Outro item muito relevante nesta escolha é a experiência e credibilidade que tal profissional oferece. Observe como tal profissional lhe atenderá, se ele trabalho sozinho ou possui uma equipe para auxilia-lo em suas necessidades e se possui estrutura adequada para solucionar suas solicitações.

A empatia mútua é algo imprescindível, é preciso que haja sinergia entre as partes, assim o período de projeto e execução se transformarão em momentos de prazer e descontração.

Um profissional nesta área não deve ser escolhido pelo valor de seus honorários, os aspectos citados anteriormente é devem direcionar tal escolha.

A contratação de um bom profissional, além de criar um espaço adequado ao uso, garantindo conforto e beleza, evita vários possíveis aborrecimentos, tais como: dificuldade na venda do imóvel, por não estar regularizada; ilegalidade da obra perante a prefeitura e risco de multas, através de seus conselhos CAU, CREA e Ministério do Trabalho; espaços mal dimensionados; ambientes mal iluminados e ventilados; entre outros inúmeros aborrecimentos que podem ser facilmente evitados.

Foi-se o tempo em que se contratar um decorador, designer ou arquiteto era um item de luxo. Atualmente, é uma necessidade, então, não perca tempo e nem dinheiro tentando resolver algo que somente um bom profissional pode solucionar.

 

Contrate um decorador.

Contrate um Designer de Interiores.

Contrate um Arquiteto.

 

Cris Nunes Arquitetura

http://www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Mangabeiras

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Confira no Blog da Cris Nunes: Revestimentos

8003d164 1d9c 47ba 97ad 3ac45e55f4cc

REVESTIMENTOS

Criar ambientes diferenciados, elegantes e únicos é uma tarefa que exige muito do arquiteto e decorador. As inovações tecnológicas em revestimentos e a grande oferta de produtos têm ajudado muito aos profissionais na hora de projetar.

Hoje, encontramos com muita facilidade no mercado, inúmeros tipos de revestimentos com preços e qualidade bem variados, e para todo tipo de cliente, desde o mais exigente e disposto a investir em tecnologia, inovação e qualidade, ao público mais simples, porém, que não abre mão da beleza, requinte e exclusividade.

Em um mesmo projeto, é possível especificar um cimentício ou papel de parede, azulejo ou cerâmica, mas claro que, o resultado final ficará diferente, porem, não menos elegante. Confiram um pouquinho de cada revestimento:

 

CIMENTÍCIO

Os cimentícios vieram para ficar. Cada vez com mais padrões e cores, conseguem imprimir em qualquer parede uma personalidade única. Eles podem vir brutos, imprimindo um estilo mais rústico, despojado ou resinado, que de certa forma, facilitam sua manutenção.

Encontramos no mercado marcas que enfatizam pequenas dimensões, tornando o produto mais econômico e fácil de aplicar.

 

Neste lavabo, projetado pelo escritório Cris Nunes Arquitetura, optei por usar o cimentício flora, da Rerthy.

Outras marcas mais exclusivas investem em produtos com grandes dimensões que, apesar de serem mais difíceis de aplicar, têm o poder de transformar o espaço em algo único, unindo beleza e sofisticação.

O uso do revestimento cimentício Duna, da Castelatto, foi evidenciado nesta sala projetada pela arquiteta Mônica Stuart. Tal revestimento trouxe mais sofisticação e elegância ao ambiente.

 

AZULEJO

Os azulejos, que já foram muito usados e entraram em desuso por um determinado tempo, voltaram com força total nos últimos anos. Eles conseguem individualizar e enobrecer qualquer ambiente. Muito usados em cozinhas e áreas gourmet, eles têm sido utilizados de forma inovadora nos mais variados ambientes, tais como: salas, recepções e banheiros.

Nesta cozinha, projetada pela arquiteta Natália Duarte, ela optou por utilizar este belíssimo azulejo Pavão, tornando o ambiente mais alegre e aconchegante.
Já neste espaço, a arquiteta Mércia Marinho soube unir perfeitamente dois revestimentos distintos, a cerâmica Atlas e o azulejo Pavão, valorizando o que tem de melhor em cada um.

 

PORCELANATO

O mercado nacional tem uma infinidade de modelos, cores, dimensões, materiais e preços. Além dos azulejos, propriamente ditos, revestimento cerâmico de pouca espessura, geralmente quadrado ou esmaltado na face principal, contamos, ainda, com produtos similares em estética, porém, fabricados nos mais diferentes materiais, a exemplo do porcelanato, vidro e – acreditem –, tecido e adesivo.

 “Aqui o cliente queria uma mesa onde ele pudesse comer frutos do mar, receber amigos, sem problemas com a superfície da mesa”, diz o arquiteto Fábio Malves. Nesta cozinha gourmet, Fábio soube utilizar o porcelanato Ladrilho Patchwork da Ceusa (Vivace Design) e criar este ambiente aconchegante e de fácil manutenção. Eis outro uso surpreendente para o porcelanato.

 

Neste banheiro esta pastilha de vidro da Vetromani, além de ser super requintada e bonita, torna-se exclusiva na medida em que é possível escolher as suas cores e dimensões.

 

O tecido impermeável veio auxiliar a quem quer dar uma cara nova à cozinha ou a qualquer outro ambiente, sem ter de fazer quebradeira nem sujeira. Eu mesma fiz uso deste produto para criar uma copa mais alegre em meu escritório. Em cerca de 10 minutos, colei os tecidos adesivados neste espaço e, o melhor de tudo, só investi R$ 140,00.

 

FOTO ADESIVO

Outra alternativa de mudar o visual da casa é investir na adesivação. Com esta técnica, é possível criar um desenho exclusivo. A única desvantagem está na sua durabilidade. Mas, claro que uma parede com um belo revestimento ficará muito mais elegante e prático. No entanto, esta opção é perfeita para quem quer investir pouco e ter um resultado estético bacana.

Nesta lavanderia, projetada pelos arquitetos maranhenses Claudio Santos e Érica Ribeiro, o adesivo atraiu todos os olhares. “Uma parede toda adesivada com uma foto submersa das algas dos Lençóis, feita por Meirelles Jr.”

 

PAPEL DE PAREDE

O papel de parede foi outro revestimento que voltou com força total. O mercado tem oferecido uma infinidade de padrões, cores e materiais. Além do papel de parede convencional, é possível encontrar a opção tridimensional, que imprime maior sofisticação e exclusividade ao ambiente. 

Nesta sala de jantar, usei o papel de parede de forma integral. A intensão foi dar a idéia de continuidade e valorizar tanto o pé direito quanto o teto.

 

Nesta cozinha, projetada pelas arquitetas Mariana Abdala e Amanda Vilela, o papel de parede tridimensional foi usado na parede e no teto de uma forma surpreendente e muito elegante. 

 

PASTILHA

As pastilhas que são muito usadas em áreas molhadas como cozinhas, banheiros e piscinas, também têm tido seu uso disseminado, aparecendo em salas de estar, lojas, fachadas, entre outros locais. Isso se deve às inúmeras variações que o mercado oferece, com modelos inovadores, requintados e diferenciados.

 

 

 

 

 

 

 

 

PEDRAS NATURAIS

E o que dizer das pedras naturais? Nossa como elas embelezam e enobrecem. Além de serem lindas e sofisticadas, contribuem com o conforto térmico do ambiente, principalmente em lugares de temperaturas quentes como o nosso Nordeste.

Neste belíssimo lounge gourmet, projetado pelas arquitetas Creuza Lippo e Sandra Leahy, o revestimento de pedra natural da Palimanan teve um destaque todo especial.

 

 

Neste post, fiz somente um breve resumo das inúmeras opções de produtos que temos na hora de escolher um revestimento para embelezar o lar. Mas, vale à pena pesquisar a infinidade de opções disponíveis no mercado alagoano e brasileiro.

 

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Mônica Stuart – (82) 9118.7452

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 9937.2000

Natália Duarte – (82) 9600-0322

Mércia Marinho – (82) 9971-0337

Fábio Malves – (82) 9991-8365

Érica Ribeiro e Claudio Santos – (98) 3235-6282

Mariana Abdala e Amanda Vilela – (82) 9987-6426

Creuza Lippo e Sandra Leahy – (82) 9982-4213

 

Cris Nunes Arquitetura

http://www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551

 

 

 

 

Deixe seu comentário Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com