ISALONI E FUORISALONE

09/06/2016 10:15 - Cris Nunes
Por redação
Image

A Isaloni é uma feira de mobiliário e design que acontece todos anos nos meses de abril. Ela começou com a união de alguns designers italianos que queriam apresentar a qualidade e beleza de seus produtos, seus móveis.

 

 

O evento, que começou despretenciosamente mas fez tanto sucesso que chamou a atenção de todo o mundo. Hoje a Isaloni é considerada a Meca do Designe Mundial, é referência para o setor moveleiro quando se fala em tecnologia, materiais inovadores, funcionalidade e design.

                                                     

MAPA DO PAVILHÃO ISALONI

Além da Isaloni, toda a cidade de Milão entra no clima do evento e pega carona no sucesso dele, a feira fora do pavilhão central, chama-se Fuorisaloni, acontece nos bairros de Milão, principalmente, Brera e Tortona. Você caminha pelas ruas e encontra exposição de mobiliários e objetos a cada passo dado.

Todo lugar que você encontrar esta plaquinha vermelha é a indicacão de que naquela loja, naquele estabelecimento, existe alguma exposição. Tanto é o sucesso da Fuorisaloni que eles se organizarem e criaram além destas placas, mapas indicativos e vários eventos super badalados para este período da feira.

As ruas ficam cheias, animadas, com muita vibração, vida. A cidade toda se envolve para apresentar aos visitants o que há de melhor em design. Inclusive, para quem não é da área de arquitetura, acho que esta não é a melhor época para se visitar Milão.

Dentro da Isaloni havia o pavilhão Eurocucina, que é totalmente dedicado a cozinha. Este pavilhão me chamou muito a atenção, pude observer que as cozinhas estão cada vez mais recebendo automação e tecnologia. Com o simples movimento da mão, as portas abrem e fecham, a torneira gira para ficar oculta atrás da porta, as luzes acendem e apagam, enfim, toda uma facilidade gerada através da automação que anteriormente não era tão evidenciada neste espaço da casa.

 

Como hoje as famílias tem usado muito a cozinha para se socializarem, com o aumento do uso de cozinhas gourmet, este ambiente recebeu o status de living, por isso toda esta atenção e carinho com este espaço da casa.

Com esta nova leitura para as cozinhas, os eletrodomésticos receberam portas e agora ficam ocultos. Os materiais usados tambem indicam este status de living, materiais marmorizados para os armários, tons bem sóbrios, muito preto e cinza e materiais nobres como o couro. As cozinhas estão cada dia mais chiques e integradas a sala.

  

 

Outro item que observei, em vários stands, foi a questão da multifuncionalidade. Imagino que principalmente na Europa, esta forma de projetar tem tido muito sucesso por causa da escassez de espaços e seus alto custos. Os apartamentos estão cada vez menores porém, os usuários destes pequenos espaços não abrem mão da qualidade de vida. Por isso móveis que tenham várias funções, que possam crescer, e serem facilmente desmontados e guardados são agora indispensáveis e foram a vedete da feira de Milão.

 

  

 

Neste exemplo podemos notar que dentro de uma gaveta esconde-se uma mesa, que pode ser mesa de centro, mesa de estudos e trabalho e mesa de jantar para reunir um grupo de amigos. Além disso, as cadeiras dobraveis e empilhaveis, cabem num compartimento atras da tv. Todo este dinamismo e praticidade transforma pequenos ambientes em lugares multi usos e altamente eficientes. Esta é uma solução economica, prática e viável.

  

Aqui nesta estante, a opção de num único espaço guardar várias mesas de diferentes usos gerando esta multifuncionalidade tão evidenciada no evento.

A praticidade e funcionalidade dos objetos e mobiliários realmente chamaram muito a atenção. Móveis empilháveis, encaixaveis, criando uma dinâmica nos espaços.

    

 

Em relação aos materiais, o uso intenso dos metais, dourados, cobreados. Muitos elementos vazados, madeira. Cores escuras, preto e cinza continuam com tudo.

Como falei anteriormente, Milão entra de cabeça neste evento. E a moda, não poderia ficar de fora. As lojas de roupas e acessórios buscam uma forma de se envolver e desenvolvem algum mobiliário.

 

 

As grandes grifes convidam seus designers a criarem algum mobiliário que tenham a cara da marca. É muito interessante ver como a moda e a arquitetura caminham juntas, criando tendências e ditando estilos.

 

EXPOSIÇÃO DA MARCA FENDI

 

CHAISE LOUIS VUITTON

 

E os brasileiros estão marcando presença na feira de Milão já faz tempo, porém nossa representatividade está cada vez maior e melhor. Este ano vários designers e fábricas nacionais abrilhantaram a Isaloni e a Fuorisaloni.                      

 

                   JADER ALMEIDA                                                               SÉRGIO MATOS

 

A experiência de estar na Feira de Milão é como se antecipar às tendências mundiais, estar antenado para tudo que virá; cores, materiais, estilos, métodos de fabricação. Aumentou minha visão sobre um bom produto, valorizando as marcas que investem em qualidade de produção e design. E, sobretudo, inspirando na minha tarefa de cada dia: projetar com inovação!!

 

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

 

Cris Nunes Arquitetura

www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Av. Ceci Cunha, 1397

(82) 3325.8265/9.9938.2000/9.9937.2000/9.8852.5551

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..