A possibilidade foi levantada pela experiente jornalista e analista política Tereza Cruvinel, no programa Boa Noite 247, da TV 247. Ela já trabalhou em governos do PT.
Segundo Tereza, a sucessão na Câmara dos Deputados, em 2027, está adiantada, com o apoio partidário articulado em torno de Hugo Motta.
No Senado, porém, o cenário permanece aberto, com o nome de Arthur Lira (PP-AL) despontando discretamente como uma alternativa a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
É que circulam nos bastidores informações de que Alcolumbre corre o risco de sofrer desgaste público devido a relações com pessoas citadas em investigações de repercussão.
Nesse contexto, segundo a análise de Tereza, integrantes do governo e da bancada do PT veem Arthur, senador eleito por Alagoas, como um articulador mais previsível e cumpridor de acordos.
Mesmo tendo declarado apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais, ele é apontado como alguém capaz de dialogar com diferentes correntes políticas e contribuir para a governabilidade.
Caso essa possibilidade avance, Arthur Lira poderá entrar no debate sobre a sucessão no comando do Senado, embora ainda não haja confirmação de que pretenda disputar o cargo em 2027.