Mais de 200 estudantes do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Audival Amélio participaram, na tarde desta terça-feira (27), da 9ª edição da Praça Literária e Literomusical. Realizado no Espaço Agenda, o evento promoveu atividades de contação de histórias e música, com o objetivo de incentivar a leitura de forma lúdica entre as crianças da rede pública municipal de ensino.
Idealizada pela escritora Fátima Maia e realizada pela Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), a iniciativa reuniu atividades culturais inspiradas em histórias clássicas infantis, como “João Jiló” e “O Soldadinho de Chumbo”.
A programação proporcionou aos estudantes uma experiência educativa fora da sala de aula, com narrativas e apresentações musicais que estimularam a imaginação e aproximaram as crianças do universo literário.
Para Nádia Maria, coordenadora-pedagógica da Escola Municipal Audival Amélio, a participação em atividades como essa amplia as experiências de leitura e contribui para a aprendizagem dos estudantes. “Esse momento é uma riqueza para a vida delas. Na sala de aula, todos os dias, os estudantes têm contato com contadores de histórias e momentos de leitura, que enriquecem o vocabulário e contribuem para a fluência leitora, com o apoio das famílias”, destacou.
Imaginação e cultura
A combinação entre música e contação de histórias amplia as possibilidades de aprendizagem e estimula a imaginação das crianças, como ressaltou a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas. “É outra forma de incentivar a leitura e trabalhar, de maneira lúdica, conteúdos que já são apresentados pedagogicamente em sala de aula, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento das crianças da rede pública”.
Para os estudantes, a programação também foi uma oportunidade de conhecer novas histórias e manifestações culturais. Carlos Alexandre, 11 anos, contou que estava gostando da experiência. “Está sendo legal, estou gostando de ouvir as histórias. É um evento muito inspirador para mim, porque gosto dessas coisas".
Eloísa Isabele, 10 anos, demonstrou interesse pela leitura e pelas apresentações. “Estou gostando das músicas e da cultura que a gente aprende. Também acho muito bom ler, porque a leitura melhora a mente e inspira a gente nos livros. Eu gosto muito de ler, amo ler. Vou à biblioteca da escola todos os dias para ler. Também estou gostando muito das músicas e das histórias. Eles cantam muito bem”, contou.






Fotos: Caio Cruz/ Ascom Semed
