Condenado por oito homicídios e com penas que já ultrapassam 200 anos de prisão, Albino Santos de Lima, de 44 anos, afirmou em entrevista exclusiva ao programa Doc Investigação, da TV Record, que não se recorda de todas as mortes que teria cometido e declarou ter assassinado mais de 80 pessoas em diferentes estados do Nordeste.
Conhecido como o “Serial Killer de Maceió”, Albino afirmou que teria feito mais vítimas em Pernambuco do que em Alagoas. “Em Pernambuco, foram muitas, mais que Maceió”, respondeu ao ser questionado sobre a quantidade de crimes cometidos fora do estado.
Segundo ele, muitos dos homicídios nunca chegaram a ser descobertos. Ao ser perguntado sobre possíveis vítimas no Rio Grande do Norte, o condenado afirmou que não poderia revelar informações. “Não posso falar, é sigilo”, disse.
Durante a entrevista, Albino também falou sobre sua condição psicológica. A defesa havia solicitado que ele fosse submetido a exames psiquiátricos, sob a alegação de que ele poderia apresentar algum transtorno mental. No entanto, os laudos apontaram que ele tinha plena consciência dos atos e da gravidade dos crimes.
Ao ser questionado pela repórter sobre o assunto, Albino afirmou: “Eu tenho um certo distúrbio mental, isso é óbvio”.
A jornalista lembrou que, no início da conversa, ele havia dito ser uma pessoa “normal”. Em resposta, ele declarou: “Eu não sou psicopata, sou esquizofrênico”. Questionado se havia recebido algum diagnóstico, o condenado respondeu: “Tem isso na minha família”.
Defesa
A reportagem também entrevistou o advogado de Albino, Geoberto Bernardo de Luna, que comentou as dificuldades de atuar na defesa do acusado.
Ao ser perguntado sobre a estratégia jurídica adotada, o advogado afirmou: “Eu até me sinto constrangido de falar. A linha de defesa que eu uso é aquela que possui um enchimento de linguiça”.
Ele também destacou a complexidade de defender alguém acusado de uma série de assassinatos. “É difícil para qualquer advogado defender alguém que ceifou uma vida. Defender um serial killer, no caso Albino Santos de Lima, é 18 vezes mais difícil”, declarou.
O caso
Preso desde setembro de 2024, Albino Santos de Lima é apontado pela Polícia Civil como um dos maiores assassinos em série do Brasil. As investigações atribuem a ele 18 homicídios consumados e outras seis tentativas de assassinato, cometidos entre 2019 e 2024 em diferentes bairros da parte alta e da região lagunar de Maceió.
De acordo com a polícia, a maioria das vítimas era escolhida nas proximidades da residência do investigado e, segundo a linha de investigação, eram pessoas que ele acreditava ter ligação com organizações criminosas.
Durante depoimento, Albino afirmou que era “possuído pelo fogo do Arcanjo Miguel” quando cometia os crimes e disse que desejava ser o “Charles Bronson”, em referência ao personagem da série de filmes Desejo de Matar.
Na residência do acusado, os policiais apreenderam uma arma de fogo, munições, balaclava, máscaras, luvas e um celular. A perícia encontrou no aparelho imagens em túmulos de vítimas, notícias sobre os homicídios e arquivos com nomes, fotografias e anotações relacionadas aos crimes investigados.
Também foram localizadas pastas com registros de sobreviventes e de possíveis futuras vítimas, incluindo uma identificada como “odiadas do Instagram”, material que passou a integrar o inquérito policial.
