Valorizar a cultura afro-brasileira, fortalecer a inclusão e ampliar o acesso às manifestações populares em Alagoas são os intuitos da 1ª Edição do Encontro Cultural de Capoeira e Saberes Nordestinos que acontecerá neste sábado (8), a partir das 14h, no Ginásio Poliesportivo Zé Duda, localizado em Coqueiro Seco/AL. Realizado pelo Grupo de Capoeira Muarama em Alagoas, o evento é patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB) e apoiado pelo Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A programação conta com atividades gratuitas, como rodas de capoeira, uma série de oficinas direcionadas para crianças, jovens, adultos e idosos e um momento reservado para conversar sobre cultura, educação e identidade. Estão previstas também apresentações artísticas e musicais que representam a cultura popular afro-brasileira, entre elas, a Pirofragia, muito conhecida por ser uma arte com a manipulação de fogo.
Com o propósito de garantir acessibilidade e proporcionar uma experiência confortável e autônoma a todos os participantes, no local será distribuído kits sensoriais desenvolvidos para reduzir a sobrecarga causada por sons, luzes e movimentos. Além de transportes adaptados, intérpretes de Libras e audiodescrição.
Para o coordenador social do projeto e mestre de capoeira, Edson Ramos, a primeira edição do Encontro reforça o papel da capoeira como ferramenta de educação, cidadania e fortalecimento das comunidades.
“A capoeira vai muito além da roda. Ela ensina respeito, disciplina, pertencimento e valoriza a nossa ancestralidade. É por isso que queremos aproximar ainda mais diversos públicos dessa manifestação cultural que também tem o poder de transformar vidas”, ressalta o mestre.
Após a abertura oficial, será realizado um circuito em outros municípios do estado, confira a programação completa:
Agosto
08/08 – Coqueiro Seco
22/08 – Coruripe
Setembro
19/09 – Marechal Deodoro
Outubro
03/10 – Messias
12/10 – Maceió (edição especial para o Dia das Crianças)
17/10 – Pilar
31/10 – Rio Largo
Novembro
14/11 – Santa Luzia do Norte
21/11 – São Miguel dos Campos
28/11 – Satuba
Documentário “História da Capoeiragem em Alagoas”
Os registros produzidos ao longo da programação do circuito serão utilizados para compor o documentário “História da Capoeiragem em Alagoas”. O foco é utilizar os relatos e memórias de mestres, pesquisadores, representantes da cultura popular e praticantes como registros históricos.
"Grande parte da história da capoeira está guardada nas lembranças de quem pratica no dia a dia, por isso iremos fazer esse documentário. É uma forma de reunir todo o legado desse movimento para que todos, inclusive os próprios alagoanos, conheçam como tudo se construiu aqui”, relata o produtor executivo, Abraão Santos.
O produtor considera que esse é mais um avanço na valorização da cultura e na preservação da memória de todos que contribuíram incansavelmente para conseguir consolidar a essa manifestação cultural afro-brasileira em Alagoas.
Sobre o Grupo de Capoeira Muarama
Fundado há mais de duas décadas por Edson Ramos, conhecido também como Mestre Rasteira, o Grupo de Capoeira Muarama consolidou-se como referência na preservação e difusão da capoeira tradicional em Alagoas.
Através de aulas gratuitas e projetos sociais que buscam conectar crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), o grupo tem a missão de preservar e perpetuar todos os saberes da manifestação cultural, incluindo a história, musicalidade e os valores culturais afro-brasileiros.
