Pode ser que, antes da convenção estadual da Federação PSDB/Cidadania, marcada para 5 de agosto, em Maceió, o pré-candidato ao governo de Alagoas, JHC (PSDB), já tenha definida sua chapa majoritária.
Até esta terça-feira (28), Ronaldo Lessa (PDT) aparecia como favorito para ser o candidato a vice-governador.
Para o Senado, segundo fontes, as negociações com Arthur Lira (PP/União Brasil) continuam, apesar do impasse.
JHC quer indicar um nome de sua cota para concorrer ao Senado. A favorita seria a sua mãe, a senadora Eudócia Caldas (PSDB).
Um dos problemas para Arthur não aceitar a composição é que ele divide, nos municípios, apoios para os dois votos ao Senado com outros candidatos, como Alfredo Gaspar (PL), e principalmente com Renan Calheiros (MDB).
Se essa questão não for superada, o tucano pode apoiar outro nome para o Senado, ou ainda transferir Marina Candia, sua esposa, de pré-candidata a deputada federal para concorrer ao Senado.
A possibilidade de uma chapa majoritária formada quase exclusivamente por integrantes da família, segundo fontes, preocupa aliados.
A avaliação é de que, do ponto de vista eleitoral, a composição agrega pouco à candidatura de JHC ao governo.
Nos bastidores, há aliados que entendem que JHC estaria excessivamente confiante em razão de pesquisas internas favoráveis.
Na leitura desse grupo, isso o levaria a acreditar que pode vencer a disputa com menor necessidade de ampliar alianças políticas.
