Quem pretende aproveitar as águas de Alagoas neste fim de semana deve ficar atento. Um boletim divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) aponta que quatro dos oito pontos monitorados no estado apresentam condições inadequadas para banho.
O monitoramento, realizado no dia 6 de julho, identificou um trecho impróprio da Laguna Mundaú, no Pontal da Barra, em Maceió, nas proximidades do Restaurante Maré.
Também entraram na lista um ponto da Laguna Manguaba, na orla lagunar do Centro Histórico de Marechal Deodoro, e dois trechos da Laguna Mundaú, no município de Coqueiro Seco.
Nos demais locais analisados, a qualidade da água foi considerada satisfatória para atividades de recreação. Receberam classificação positiva trechos da Laguna Manguaba, em Barra Nova e na Massagueira, a Laguna de Roteiro e o Rio dos Remédios, em Coqueiro Seco.
De acordo com o boletim, metade dos pontos avaliados está liberada para banho, enquanto a outra metade permanece imprópria em razão dos índices de contaminação encontrados nas análises.
O IMA orienta a população a evitar o contato com a água em áreas próximas a rios, canais, galerias pluviais e outros locais que possam receber lançamento de esgoto, principalmente após chuvas.
O órgão também recomenda que banhistas, especialmente crianças, evitem ingerir água durante o lazer.
Confira os trechos impróprios para banho:
- Laguna Mundaú, no Pontal da Barra, em Maceió, nas proximidades do Restaurante Maré;
- Laguna Manguaba, na orla lagunar do Centro Histórico de Marechal Deodoro, próximo ao Bar do Lourinho;
- Laguna Mundaú, em frente à Prefeitura de Coqueiro Seco;
- Laguna Mundaú, na região do Cadoz, próximo ao Bar do Renaldo, em Coqueiro Seco.
