Hoje 19 de junho é Dia Nacional do Baobá e, é claro, que esta ativista, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, articulou uma ação assertiva,  para potencializar esse Dia Nacional.

E aí fomos ao Palácio República dos Palmares para protocolar uma solicitação ao governador ,Paulo Suruagy Britto do Amaral Dantas, tendo como objetivo  o plantio de um exemplar dessa espécie, em um espaço do jardim  da  Governadoria do estado brasileiro de Alagoas, ou seja, no Palácio República dos Palmares, como também, a inclusão da ação, como efeméride, ou data histórica, no calendário cultural do estado.

Ora, nada mais justo que a sede governamental da  República dos Palmares, em Alagoas, o território do Quilombo, que, durante quase cem anos,  resistiu à opressão do escravismo, tenha enraizando em seu solo, a Árvore Sagrada, como símbolo da resiliência de um povo.

Antes de protocolar o ofício, esta ativista teve uma boa conversa com a gerente de jornalismo da Secom, Renata Bertolino, quando reafirmamos a importância ancestral da ação, ressaltando que o  plantio do Baobá, é um ato político de resistência negra.

O Projeto Baobá, iniciado em 2021, como iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e da então, deputada Jó Pereira, vem reflorestando a resistência negra,  em  Alagoas, com  o plantio de, até agora,  30 mudas de Baobás, enegrecendo o território com uma cultura que vem da raiz. 

Criando memórias, enraizando histórias.

No Dia Nacional do Baobá, esta ativista, Arísia Barros  foi ao Palácio República dos Palmares e protocolou uma mensagem para Paulo, o governador.

E quem protocolou foi a  Sadja Goncalves.

Obrigada, querida.

Salve!