Oi, Rodrigo.

Tudo bem?

Na sexta-feira, 16 de maio, foi Dia do Protagonismo de uma  especialissima , mulher negra, a  datilógrafa, sindicalista , jornalista, escritora, musicista, com atuação significativa na política brasileira, a sufragista, uma das resposáveis pela conquista do voto feminino,  Almerinda Farias Gama.

Se viva estivesse,  faria 127 anos.

Prefeito Rodrigo Cunha, a maceioense, Almerinda Farias Gama é um marco, potencialmente importante, como  representante singular da ancestralidade  negra feminista, na história do Brasil, mas, desconhecidissima, em sua terra natal.

Foi com essas inquietações informativas e  históricas que o Instituto Raízes de Áfricas, com apoio da Prefeitura de Maceió, fez articulações necessárias para a institucionalização do Dia Municipal  de Almerinda Farias Gama.

E conseguimos.

Na quinta-feira, maio de 2024, o Diário Oficial do Município, publicou a Lei Nº 22 de 2024, sancionada pela Prefeitura de Maceió, que institui a data 16 de maio, como Dia Municipal de Almerinda Farias Gama. 

E, que estranhíssimo, Prefeito,  ontem, na sexta-feira, 16/05 de 2026, o Dia Municipal  de Almerinda Farias Gama,  passou  despercebido, institucionalmente, em ‘brancas nuvens’ e, nada aconteceu, nem comemorações, celebrações ou citações.

E tem algo que esta ativista, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas precisa te contar, Prefeito,  Rodrigo Cunha.

Daqui a pouquinho, a sufragista Almerinda Farias Gama entrará para o Livro de Aço, ou para o Panteão das Heroínas Brasileiras.

Heroína Brasileira, entende, Prefeito?!

E, tudo isso,  graças aos esforços parlamentares do mandato do Dep. Federal, Paulão.

E diante de uma notícia dessas, a gente precisa ter umas conversas afirmativas, né, prefeito, Rodrigo Cunha.

Pode ser?

Abraços