Nos anos ( 2023/2024) tendo a frente esta ativista, Arísia Barros, a Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió administrou  o Programa Maceió é Massa Sem Racismo, desenvolvido pelo Instituto Raízes de Áfricas.

Institucionalmente, o  Programa Maceió é Massa Sem Racismo investiu, de uma forma dinâmica,  em uma série de estratégias inteligentes, propondo a comunicação aproximada entre a população e a cultura negra da capital Maceió.

Um dos motes do Programa Maceió é Massa Sem Racismo foi oportunizar espaços de visibilidade como reconhecimento ao protagonismo  da sufragista maceioense Almerinda Farias Gama e destacá-lo, na memória recente contemporânea do Estado.

E deu  tão  certo, que 3 anos depois, ações do Programa Maceió é Massa Sem Racismo continuam repercutindo positivamente.

Deixa eu contar pra vocês: 

 A  arquiteta e urbanista, Adriana Capretz, que é  professora titular na Universidade Federal de Alagoas, atua desde 2008 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL teve uma ideia supimpa: homenagear 70 mulheres alagoanas, eternizando-as em um projeto/livro , com nome sugestivo de Sereias Alagoanas: Histórias de Mulheres que Encantam. 

O projeto  Sereias Alagoanas: Histórias de Mulheres que Encantam é  realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Segundo Adriana, a proposta literária é trazer à luz nomes e histórias de mulheres alagoanas que  à sua maneira, em tempos diversos, enfrentarem resistência, romperem padrões estabelecidos e mudarem o curso de processos injustos e desiguais em nossa sociedade.

E , não é  que é uma das sereias escolhidas foi a nossa sufragista  Almerinda Farias Gama, popularizada em Maceió pelo Programa Maceió é Massa Sem Racismo, que deixou  marcas profundas na cultura, na memória e na história de Alagoas, agora ganha, mais uma,  distinção no livro da professora Adriana.

Que legal!

O livro de Adriana conta a história de mulheres que ousam voar, para além de territórios socialmente demarcados.

Sereias!

O lançamento ( restrito ao público convidado), acontece dia 27 de fevereiro no Theatro Homerinho, às 19 horas.

O Programa Maceió é Massa Sem Racismo  foi  mais do que uma marca. É um signo de mudança.

Salve!