O modelo de trabalho 6x1 — em que o empregado atua seis dias seguidos e descansa apenas um — deve ter seu fim discutido no Congresso Nacional logo após o Carnaval, informou a Agência Senado.

Segundo o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), o governo federal considera a pauta prioritária. Ele defendeu a votação da PEC 148/2015, que prevê a redução gradual da jornada de trabalho e já está pronta para análise no Plenário.

Carvalho ainda não descartou a possibilidade de o Executivo enviar um projeto de lei em regime de urgência para extinguir a escala 6x1. Mesmo assim, ressaltou que a PEC em tramitação já está apta para apreciação dos parlamentares.

O senador Paulo Paim (RS), autor da proposta, rebate críticas de que a redução da jornada poderia gerar desemprego ou impactar os empregadores. Segundo ele, a medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores sem afetar a economia.

Na Câmara dos Deputados, duas outras propostas com o mesmo objetivo também devem começar a ser debatidas após o período carnavalesco.

Foto de capa: Fernando Frazão/Agência Brasil