Criado há cerca de 15 anos, o Projeto Escutação é uma iniciativa do Serviço Social da Santa Casa de Maceió, que tem como objetivo promover um espaço de escuta, acolhimento e diálogo com acompanhantes de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No dia 29 de janeiro foi realizada a primeira edição de 2026, reunindo participantes em um momento de cuidado e atenção à saúde emocional.
A palestra foi conduzida pelo assistente social Felipe Bruno Castro, que acompanha pacientes da linha oncológica da instituição e reforça a importância da iniciativa como um momento de cuidado também voltado às famílias e acompanhantes.
“O Projeto Escutação é um espaço de escuta e acolhimento aos acompanhantes das unidades SUS. Dentro desses encontros, convidamos profissionais da equipe multiprofissional para conduzir discussões sobre temas relevantes para o cuidado integral”, destacou.
Nesta edição, realizada dentro da campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o encontro contou com a participação do Serviço de Psicologia, que conduziu as discussões sobre a importância do cuidado com a saúde mental, reforçando a necessidade de atenção ao equilíbrio emocional, especialmente em contextos de adoecimento e acompanhamento hospitalar.











