A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió informou que está investigando um caso suspeito de meningite em um estudante do ensino médio de uma escola privada localizada no bairro do Farol. A informação foi repassada à imprensa no início da tarde desta quinta-feira (5).

De acordo com a SMS, a orientação é aguardar o resultado do exame para que sejam adotadas as medidas necessárias, enquanto a Vigilância em Saúde acompanha o caso com atenção.

Em nota, o Colégio Santa Madalena Sofia disse que recebeu a informação do diagnóstico nesta quarta-feira (4) e que ainda não há confirmação sobre o tipo de meningite, se viral ou bacteriana. A instituição afirmou ter acionado os órgãos de saúde competentes e que está seguindo todas as recomendações do médico infectologista responsável pelo caso.

O colégio reforçou que as aulas seguem normalmente nas duas unidades da escola e orientou as famílias a procurarem atendimento médico caso os estudantes apresentem sintomas como febre, dor de cabeça intensa ou mal-estar. A direção afirmou que continuará acompanhando a situação e informará atualizações pelos canais oficiais da instituição.

Outros casos

Outros três casos de meningite Meningocócica do tipo C identificados em Maceió foram nos bairros do Benedito Bentes e Serraria em um intervalo de três meses. De acordo com os critérios técnicos do Ministério da Saúde, esse cenário se caracteriza como um alerta para a população, exigindo medidas imediatas para interromper a circulação da bactéria e evitar novos casos da doença. 

Como medida de prevenção e contenção, a SMS tem realizado ações de bloqueio vacinal desde o último sábado (31). A vacinação contra a doença ocorre até essa sexta-feira (6), nos bairros onde foram registrados os casos e em regiões em um raio de até um quilômetro, incluindo bairros como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido ao intenso deslocamento de moradores entre essas localidades.

Veja quem deve tomar a vacina, quais documentos levar e todos os pontos de vacinação clicando aqui!