Um outro caso de meningite foi diagnosticado em um aluno do ensino médio de uma escola particular no bairro do Farol, em Maceió. Até o momento, não se sabe o tipo da doença — se viral ou bacteriana. Se confirmado o diagnóstico de meningite bacteriana, esse será o quarto caso da doença na capital alagoana.
Em nota, a unidade de ensino informou que já adotou as medidas cabíveis, acionou os órgãos de saúde e conta com a orientação de um médico infectologista. As aulas seguem normalmente nas duas unidades da escola.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que está investigando o caso. Segundo a SMS, a orientação é aguardar o resultado do exame para que sejam adotadas as medidas necessárias.
Os três casos de meningite Meningocócica do tipo C identificados em Maceió foram nos bairros do Benedito Bentes e Serraria em um intervalo de três meses. De acordo com os critérios técnicos do Ministério da Saúde, esse cenário se caracteriza como um alerta para a população, exigindo medidas imediatas para interromper a circulação da bactéria e evitar novos casos da doença.
Como medida de prevenção e contenção, a SMS tem realizado ações de bloqueio vacinal desde o último sábado (31). A vacinação contra a doença ocorre até essa sexta-feira (6), nos bairros onde foram registrados os casos e em regiões em um raio de até um quilômetro, incluindo bairros como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido ao intenso deslocamento de moradores entre essas localidades.
Veja quem deve tomar a vacina, quais documentos levar e todos os pontos de vacinação clicando aqui.
Confira nota da escola
“Prezados pais/responsáveis,
O Colégio Santa Madalena Sofia preza sempre pela segurança e pelo bem estar dos nossos estudantes e de suas famílias. Nesta quarta-feira (04) recebemos a informação de que um único estudante do Ensino Médio recebeu o diagnóstico de meningite.
Até o momento, não há confirmação quanto ao tipo da meningite, se viral ou bacteriana. Diante dessa informação, a escola adotou imediatamente todas as providências cabíveis, acionando os órgãos competentes, o setor de Saúde e Segurança do Centro Administrativo da Rede Damas e contando com a orientação do médico infectologista Dr. Filipe Prohaska.
Todos os protocolos recomendados estão sendo seguidos para garantir a segurança da comunidade escolar. As aulas seguem normalmente nas Unidades 1 e 2.
Reforçamos a importância de que, diante de sintomas como dor de cabeça intensa, febre ou mal-estar, as familias procurem atendimento médico e comuniquem a escola.
Seguiremos acompanhando a situação com atenção e qualquer atualização será informada exclusivamente pelos canais oficiais do Colégio, por meio do aplicativo.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,
A Direção”










