Os políticos do estado de Alagoas se pronunciaram, manifestando solidariedade e tristeza pelo acidente envolvendo um ônibus que levava romeiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, até Coité do Noia, no interior do estado. O ocorrido deixou 15 mortos no início da manhã desta terça-feira (3), no povoado Caboclo, em São José da Tapera.

No X, antigo Twitter, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), disse ter recebido a notícia com tristeza e se solidarizado com amigos e familiares neste momento. Ele decretou luto de três dias no estado

Já em outra rede social, o prefeito de Coité do Noia, Bueno Higino Filho (PP), lamentou o ocorrido e pediu orações pelas vítimas. Em entrevista a uma rádio local, o gestor afirmou que também voltava da romaria no momento do acidente. 

O Ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, também se solidarizou. No X, ele disse estar acompanhando as ações de assistência às vítimas e familiares, coordenadas por Paulo Dantas e pelas equipes de emergência. “Que Deus conforte o coração dos parentes e amigos dos romeiros que perderam suas vidas nessa tragédia”, escreveu.

O deputado estadual Fernando Pereira também pediu uma corrente de orações pelos romeiros da cidade. A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, se colocou à disposição da prefeitura de Coité do Noia para contribuir com o que for necessário.

O prefeito de Olivença, Jó Dionísio (MDB), também se pronunciou sobre o caso. “Que Deus conforte os corações, conceda força aos familiares e uma pronta recuperação aos feridos. Olivença se une em oração e pensamento solidário com nossos irmãos coitenenses”, escreveu em uma nota de solidariedade. 

Já o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão, reforçou o compromisso da entidade com os municípios neste momento difícil.

“A AMA se solidariza com o prefeito Bueno Higino, com as famílias e com toda a população de Coité do Nóia. Este é um momento de dor, mas também de união. Os prefeitos alagoanos mostraram, mais uma vez, que estão juntos para apoiar quem precisa”, afirmou.

O deputado federal Marx Beltrão (PP) também manifestou pesar pela tragédia. Para o parlamentar, o episódio representa um momento de dor que ultrapassa números e atinge o sentimento coletivo do povo alagoano. “Este desastre causou uma perda que toca a fé, a história e principalmente a alma do nosso povo. Estamos todos de luto”, declarou.

O caso

O ônibus, que transportava cerca de 60 romeiros, teria capotado em um local conhecido como “S do Caboclo”, em São José da Tapera, por volta das 7h09. Entre as vítimas fatais estão cinco homens, sete mulheres e três crianças, segundo confirmação oficial do Governo do Estado.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente.

Foto: Ascom/CBM/AL

*Estagiária sob supervisão da Editoria