Mais uma semana de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do cuidado marca a rotina do Hospital da Cidade (HC). Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a unidade recebe novamente especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein para uma série de capacitações voltadas aos profissionais das áreas de UTIs Pediátrica e Neonatal, Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização (CC/CME) e Farmácia. A iniciativa é parte do trabalho do HC para a qualificação das equipes, objetivando a excelência na assistência prestada à população de Maceió.
Ao longo desta semana, lideranças desses setores participam de treinamentos intensivos, focados na troca de boas práticas, no alinhamento de fluxos assistenciais e no esclarecimento de dúvidas do dia a dia. A presença dos consultores do Einstein proporciona um ambiente de aprendizado colaborativo, que contribui diretamente para o aprimoramento dos processos internos e para o fortalecimento da segurança do paciente.
Para a farmacêutica Layse Emanuelle, a parceria tem impactos diretos na rotina e nos resultados do hospital. “Participar da consultoria com o Hospital Israelita Albert Einstein tem sido muito enriquecedor, pois traz consigo conhecimento e um grande ganho na segurança e no bem-estar dos nossos pacientes, além de aprimorar nossos fluxos internos e consolidar uma estruturação de processos”, diz.
Na assistência direta aos pacientes mais sensíveis, os treinamentos também fazem a diferença. Para Débora Moura, enfermeira neonatologista, as capacitações ampliam o olhar crítico das equipes e qualificam o cuidado. “Os treinamentos oferecidos pela consultoria do Einstein nos fornecem qualificação profissional e elevam a qualidade assistencial prestada aos pacientes da UTI Neonatal e UTI Pediátrica aqui do Hospital da Cidade. O objetivo é promover reflexões sobre nossa conduta e aprimorar as habilidades aplicadas durante os atendimentos”, acrescenta.

Troca de boas práticas durante as capacitações fortalece processos internos e contribui para um cuidado mais seguro, humanizado e eficiente no Hospital da Cidade. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
A diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes, ressalta que a iniciativa fortalece não apenas os processos, mas também as pessoas que fazem o hospital acontecer. “Investir na capacitação contínua das nossas equipes é investir diretamente na qualidade do cuidado. Essa troca com os especialistas do Einstein contribui para que o Hospital da Cidade avance de forma segura, organizada e alinhada às melhores práticas assistenciais”, pontua.
A ação integra um projeto mais amplo, fruto da parceria com o Serviço Social Autônomo Maceió Saúde. O trabalho está dividido em etapas que incluem diagnóstico das operações, redesenho da estrutura organizacional e apoio direto à implantação das mudanças propostas. O objetivo central é tornar o Hospital da Cidade uma referência regional em qualidade assistencial, com processos mais padronizados, uso eficiente dos recursos e uma cultura institucional voltada à segurança do paciente e ao fortalecimento das equipes.
De acordo com Camila Porciuncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, a parceria com o Einstein representa um marco no processo de modernização da saúde pública municipal. “Estamos construindo uma gestão cada vez mais eficiente, baseada em boas práticas, qualificação profissional e foco no paciente. Essa consultoria é estratégica para consolidar uma cultura de excelência no Hospital da Cidade e garantir à população de Maceió um atendimento seguro, humanizado e de qualidade”, frisou a gestora.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e na qualidade da assistência prestada, integrando inovação, cuidado e gestão eficiente para fortalecer a rede pública de saúde e ampliar o acesso da população a serviços cada vez mais qualificados.










