A Operação Jogo Limpo, deflagrada no último sábado (24), dia do clássico entre CSA e CRB, resultou em prisões, apreensão de artefato explosivo caseiro e no registro de diversas ocorrências envolvendo torcedores em diferentes bairros de Maceió.
Ao longo do dia, equipes da Polícia Militar reforçaram o policiamento nas principais vias de acesso ao Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra, acompanhando o deslocamento das torcidas. Além do efetivo ordinário dos batalhões da capital, 23 guarnições foram empregadas diretamente na operação, reunindo 69 policiais militares.
Durante as ações, houve abordagens, patrulhamentos e intervenções em episódios de agressão e uso de artefatos explosivos. Um dos casos foi registrado no bairro do Jacintinho, onde o 13º Batalhão da PM atuou após a identificação de torcedores envolvidos em confronto.
Na Ladeira do Óleo, policiais se depararam com um grupo formado por dezenas de pessoas, a maioria vestindo roupas de torcidas organizadas do CRB. Quatro indivíduos chamaram a atenção por estarem ao redor de uma motocicleta, discutindo e apontando para o banco do veículo. Com a aproximação da guarnição, parte do grupo fugiu, mas quatro suspeitos foram alcançados. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado na revista pessoal, os militares localizaram, durante a busca veicular, um artefato explosivo caseiro, de formato cilíndrico.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes. Dois deles permaneceram presos, autuados pelo crime de posse e transporte de explosivos.
Na parte alta da capital, o 12º BPM atendeu a uma ocorrência que se estendeu pelos bairros Santos Dumont e Cidade Universitária. A equipe foi acionada após denúncia de disparos de arma de fogo, mas constatou que a vítima havia sido ferida por uma bomba caseira arremessada por integrantes de uma torcida rival. O homem deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com lesões no rosto e teve o estado de saúde estabilizado.
No bairro do Jaraguá, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em ação conjunta com a Polícia Civil, realizaram uma operação na sede de uma torcida organizada, que resultou na prisão de duas pessoas.
Além das prisões, a Polícia Militar lavrou diversos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Um deles foi por direção perigosa, após um motorista tentar fugir de uma abordagem na região da Ceasa, realizando manobras arriscadas e colocando em risco motoristas e pedestres.
Outro TCO foi registrado por lesão corporal no Trapiche da Barra, após um homem dar entrada no Hospital Geral do Estado com ferimentos na cabeça. Segundo relato do pai da vítima, o jovem foi agredido enquanto aguardava o ônibus por indivíduos que usavam camisas de torcida rival.
Dentro do Estádio Rei Pelé, o Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I lavrou um TCO por resistência, após um torcedor tentar pular de um setor para outro e reagir à abordagem policial. Ainda no estádio, outro termo foi registrado por uso de entorpecente, após a apreensão de uma pequena quantidade de maconha durante revista.
A Polícia Militar reforça que a população pode colaborar com o trabalho das forças de segurança por meio do 190, para ocorrências em andamento, ou pelo Disque Denúncia 181, com garantia de anonimato.
*com informações da PM/AL
Foto: PM/AL










