Movimentos sociais de Alagoas têm uma nova oportunidade de fortalecer a atuação comunitária no Sistema Único de Saúde (SUS) com o edital do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), oferece bolsas para educadores e estudantes e recebe inscrições até este domingo, 18 de janeiro.

A chamada pública tem como objetivo selecionar movimentos sociais populares para a formação de 450 turmas em 17 unidades da federação, entre elas Alagoas. O programa prevê o pagamento de bolsas mensais de R$ 2.500 para educadores e de R$ 560 para estudantes, valor destinado a auxiliar no deslocamento e em outras despesas que garantam a permanência e o desenvolvimento no curso. Cada turma será composta por um educador e 20 educandos, podendo beneficiar até 9 mil estudantes em todo o país.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, o edital reforça a participação popular como eixo estruturante do SUS. “O programa fortalece ainda mais a saúde e a participação popular como direitos presentes na construção diária do SUS, a partir da mobilização de voluntários que organizam a comunidade onde vivem para garantir direitos sociais. Também reconhece o notório saber de mestres da cultura popular, incentivando e valorizando as práticas tradicionais e populares de cuidado”, afirmou.

Para a diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, a formação amplia a capacidade de atuação nos territórios. “Com essa formação, qualificamos pessoas para atuar junto às suas comunidades, promovendo saúde, direitos e a defesa do SUS. É uma oportunidade de construir uma rede nacional de agentes comprometidos com o cuidado, a educação popular e a equidade no Sistema Único de Saúde”, destacou.

Formação prioriza equidade

A distribuição das turmas entre os estados levará em conta critérios como equidade, priorizando regiões com maior concentração de pobreza, impacto em escala, considerando o volume populacional em situação de vulnerabilidade, e porte populacional. 

Além de Alagoas, o programa contempla os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.

Sobre o AgPopSUS

O Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.133, de 16 de agosto de 2023, com o objetivo de fortalecer a atuação dos movimentos sociais populares na defesa do SUS e do direito à saúde, incentivando o protagonismo comunitário, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios.

Desde sua criação, o programa vem consolidando uma rede nacional de agentes populares de saúde comprometida com o acesso aos serviços de saúde em áreas de maior vulnerabilidade social. A iniciativa integra saberes tradicionais e populares e tem origem na experiência de movimentos sociais durante a pandemia de Covid-19, quando lideranças comunitárias atuaram como agentes populares para proteger e cuidar de suas comunidades.

*Com assessoria

 

Confira aqui o edital.