Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)
O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que reforça a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. Na Santa Casa de Maceió, essa atenção é contínua e se reflete em ações que aproximam o tema do dia a dia dos colaboradores.
Esse cuidado vem sendo estruturado de forma permanente com o Programa Qualidade de Vida, iniciativa voltada ao bem-estar dos colaboradores e que reúne diversas especialidades, como cardiologia e acompanhamento clínico, além de uma frente específica para o suporte emocional.
O psicólogo organizacional do Sesi e parceiro da Santa Casa de Maceió, Leivison Dias realiza atendimentos de aconselhamento psicológico todas as segundas-feiras à tarde, no prédio da Medicina do Trabalho. O serviço é aberto a todos os profissionais da instituição e não exige encaminhamento prévio. A procura, segundo o psicólogo, pode estar ligada tanto a situações do ambiente profissional quanto a questões pessoais.

“O aconselhamento tem como objetivo oferecer um espaço seguro, acolhedor e sigiloso, além de fornecer estratégias e técnicas fundamentadas em evidências científicas. O foco é dar suporte emocional para que o colaborador possa conduzir suas demandas com mais clareza, autonomia e confiança”, explica Dias.
Diferentemente da psicoterapia, o formato prevê até quatro encontros, a depender da necessidade apresentada, direcionados a problemas específicos e ao desenvolvimento de caminhos práticos para enfrentá-los.
No Janeiro Branco do ano passado, a instituição promoveu uma mobilização interna que passou por todos os setores e unidades, levando informação, escuta e orientação. A ação contou com a participação de Leivison Dias, que conduziu encontros com as equipes para dialogar sobre ansiedade, autocuidado e bem-estar emocional.

Outra ação que ganhou destaque foi o grupo Tranquila.Mente, criado para o manejo da ansiedade. Organizado em oito encontros, o projeto teve sua primeira turma concluída no ano passado e recebeu avaliação positiva dos participantes. O grupo combina momentos de escuta e troca com atividades de psicoeducação e exercícios baseados em evidências, e a Santa Casa já se organiza para abrir novas turmas e ampliar o acesso.









