Se o ‘suposto’ líder da organização criminosa que surrupiou os dinheiros da Secretaria de Estado da Saúde- SESAU fosse um homem negro, como a conservadoríssima sociedade alagoana se comportaria?

Com esse silêncio vexatório, individualista e cúmplice do sistema?

-Quer saber, isso não vai dar em nada, como tantos outros casos.- diz uma conhecida em uma roda festiva de conversa.

-Eles que são brancos, que se entendam.- afirma outra.

Em Alagoas somos uma população passiva, acomodada, que se sente ‘classe média’ e um tanto desletrada da política, ou, melhor, da parte que nos cabe..

Quando volume expressivo de valores , tipo mais de 100 milhões de reais ‘desaparecem’ dos cofres  do erário público, a consequência primeira é a negligência dos serviços oferecidos  ao povo tutelado.

Quem, recentemente,  acompanhou, na imprensa alagoana,  a enxurrada de reclamações das inúmeras parturientes de uma maternidade, em Maceió afirmando, que as crianças desvivem, antes de nascer, sabe disso.

Principalmente, as gentes pobres, periféricas,  que são na sua grande maioria preta.

A SESAU deveria ter enviado , os recursos urgentes e emergenciais, para manutenção da prestação de serviços na Maternidade, não o fez.

Você já pensou que, por conta do desvio milionário de mais de 100 milhões, muita gente morreu, por falta de assistência?

Por que ,a grande maioria dos políticos roubam os direitos do povo?- perguntou um jovem menino, e a mocinha ( tão linda!), ao lado respondeu:- Primeiro porque são desonestos, segundo por que o povo permite.

Bingo!

Alagoas é dominada por uma elite  Machista, Branca , Oligárquica, Conservadora, uma República , onde a concentração de poder é uma ostensiva dança de cadeira dos Clãs, da ‘Casa Grande Local’ e os que estão sendo exportados de outros lugares. ( isso não é sobre partido político, vai além…).

Alagoas possui uma elite glutona,  que, não  só quer  o controle político, econômico, quer  também e principalmente ter o poder de manipulação de ideias.

A pobreza de Alagoas é um prato cheio para essa Elite.

E o povo, um mero ‘TORCEDOR’-vassalo, bate palmas feliz.

Refém!

A ação já está posta, e quando haverá reação?!

O soberano povo das Alagoas se tornou vassalo da República  machista, branca e oligárquica?

Acovardou-se, foi!?

Ou, nunca teve coragem?!

Está tudo ‘dominado’?

Alagoas, estrela radiosa!