O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), anunciou nesta terça-feira (23), por meio das redes sociais, a liberação para o início das obras do novo Mercado da Produção.
O anúncio ocorre apenas dois dias após um incêndio de grandes proporções atingir o Mercado da Produção, no bairro da Levada. Na noite do último domingo (21), as chamas destruíram cerca de 50 barracas e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), além do apoio de outros órgãos.
“Comunico que determinei para HOJE o início das obras da construção do Novo Mercado da Produção. Mais uma mudança histórica para Maceió, que marcará o nosso futuro com mais dignidade para quem trabalha e mais esperança para quem torce pela capital de todos os alagoanos”, escreveu.
O projeto prevê a ampliação da estrutura atual, com aumento significativo no número de permissionários, que passará de cerca de 1.400 para 2.084 comerciantes. A proposta inclui novos espaços de comercialização, praça de alimentação e áreas de convivência destinadas a trabalhadores e frequentadores do local.
Entre os equipamentos previstos estão cerca de 900 vagas de estacionamento, câmaras frigoríficas para conservação de produtos, boxes padronizados com 16 metros quadrados, áreas climatizadas, rampas de acessibilidade, banheiros adaptados e piso com sinalização para organização da circulação interna.
Segundo o Maceió Investe, o investimento estimado é de R$ 259 milhões, com recursos provenientes de financiamento junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Com mais de 40 anos de funcionamento, o Mercado da Produção recebe atualmente um fluxo médio mensal de aproximadamente 10 mil pessoas e é considerado um dos principais polos da economia popular da capital. A requalificação do espaço integrou os compromissos assumidos por JHC ainda em sua primeira campanha à Prefeitura de Maceió.









