O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) liderou, esta semana, a reunião de planejamento das ações da Frente Parlamentar Mista da Educação para 2026, no Congresso Nacional. O encontro, que terminou em um grande almoço de confraternização, contou com a presença do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos/PB), parlamentares da Comissão de Educação e representantes de entidades civis parceiras do Parlamento.
Nos últimos dois anos, Brito presidiu a Frente e classificou o período como um marco de importantes avanços para a educação pública brasileira. Entre as conquistas, ele destacou a aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE) — considerado o “SUS da Educação”. O novo marco legal permitirá a organização mais clara das responsabilidades entre União, Estados e Municípios, garantindo maior coordenação e eficiência na implementação das políticas educacionais em todo o país.
Além do SNE, Rafael Brito ressaltou o reforço ao Plano Nacional de Educação (PNE), cuja revisão e prioridades vêm sendo conduzidas com intensa participação da sociedade, e a ampliação do programa Pé de Meia, que passou a estimular a permanência de estudantes no ensino médio garantindo renda educacional direta às famílias.
O protagonismo do deputado alagoano foi reconhecido por deputados e lideranças do setor educacional. A deputada Tabata Amaral (PSB/SP), presidente da Comissão do PNE, enalteceu sua dedicação. “Eu tive a responsabilidade de passar esse bastão para Rafael Brito. Eu digo, sem sombra de dúvidas: ninguém pode colocar no currículo, além de você, a aprovação do SNE e do PNE no mesmo ano. Parabéns pelo compromisso com a educação brasileira.”, destacou a deputada pelo estado de São Paulo.
Durante o encontro, a Frente Parlamentar prestou homenagem ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), pela atuação em pautas estruturantes para o ensino público. Motta destacou que fez da educação uma prioridade de mandato e celebrou os avanços já conquistados no Parlamento.
“Mesmo antes de assumir a presidência, firmei o compromisso de colocar a educação como prioridade de trabalho — e demonstramos isso na prática. O resultado está aí: várias matérias aprovadas, como o Sistema Nacional de Educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a carteirinha do professor, a equiparação salarial entre professores contratados e efetivos, e outros diversos projetos. Queremos fechar este ano com chave de ouro com a aprovação do Plano Nacional de Educação. Fico muito feliz de fazer parte desse momento histórico”, se comprometeu Hugo Motta.
Em seu discurso, Rafael Brito fez um apelo para que a educação seja sempre construída a partir da realidade e das necessidades dos estudantes brasileiros. “Não tem como exigir de uma criança que aprenda qualquer equação se ela está com fome desde a noite anterior. Não tem como exigir que o jovem do ensino médio não falte se ele precisa cuidar do irmão ou trabalhar na roça. Precisamos fazer com que os anseios dessas pessoas que estão lá na ponta sejam o norte de tudo o que fazemos pela educação. Se isso for verdade um dia, vamos construir o país que tanto sonhamos.”, destacou o deputado alagoano.
O deputado reafirmou que o planejamento para 2026 seguirá firme na defesa de avanços estruturantes que garantam acesso, permanência e aprendizagem de qualidade em todos os territórios brasileiros — com foco especial nos estudantes que mais precisam.











