O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (27) que enviará ao Congresso dois projetos de lei para a criação de novas universidades federais: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). As unidades, caso tenham aval do Legislativo, devem iniciar suas atividades em 2027.

O anúncio ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, que reuniu os ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

De acordo com o Ministério da Educação, a Unid nasce como resposta a reivindicações históricas de diferentes povos originários. O plano é que ela opere em formato de rede, articulando conhecimentos tradicionais e acadêmicos e priorizando a formação de profissionais indígenas.

A UFEsporte, por sua vez, concretiza uma promessa feita por Lula em agosto, durante encontro com atletas da ginástica rítmica. A instituição será dedicada à qualificação, pesquisa e desenvolvimento de práticas esportivas em nível nacional.

Foto: Agência Brasil/Arquivo