A segunda edição do Conexão Solar começou nesta quarta-feira, 26, no Sebrae Alagoas, reunindo mais de 100 profissionais entre, empresas e instituições do setor para dois dias de programação técnica e estratégica. O evento, que segue até esta quinta-feira, 27, consolida-se como um dos principais pontos de encontro do ecossistema de energia solar no estado, com atividades que vão do debate regulatório às tendências em inovação, digitalização e eletromobilidade.
A programação trouxe painéis, palestras e espaços de network, incluindo temas como instalações elétricas industriais, transformação digital, mercado livre de energia, finanças e marketing especializado. Na quinta-feira, 27, os participantes terão ainda debates sobre liderança feminina, eletromobilidade com a BYD e a aguardada palestra do influenciador Solar da Depressão. A agenda reforça a proposta do Sebrae de oferecer conteúdo de alto nível e fomentar a profissionalização de empreendedores do setor.
O avanço da energia solar em Alagoas segue em ritmo acelerado. Nos últimos anos, o estado registrou crescimento superior a 30% na potência instalada, impulsionado pela busca por soluções energéticas mais acessíveis e sustentáveis.
O movimento posiciona Alagoas em destaque no cenário regional, com forte adesão de pequenos negócios que atuam na instalação, consultoria e comercialização de sistemas fotovoltaicos.
Inserido nesse contexto, o Sebrae intensificou sua atuação para fortalecer o segmento. Desde o ano passado, a instituição passou a integrar o movimento Conexão Solar, apoiando empresários na criação de uma agenda permanente de capacitações, articulações com órgãos reguladores e ações estratégicas.
Segundo Rodrigo Granja, trainee do Sebrae Alagoas, essa articulação tem sido decisiva para o amadurecimento do mercado. “O Sebrae entrou para fortalecer o setor por entender que a energia solar é estratégica para o desenvolvimento do estado. No ano passado, realizamos a primeira edição do Conexão Solar, reunimos parceiros como o CREA e a Associação dos Profissionais da Elétrica de Alagoas (APREL) e trouxemos nomes nacionais para tratar de mercado e regulação. Ao longo deste ano, promovemos reuniões, eventos e até uma missão técnica à Intersolar em São Paulo, integrando as empresas alagoanas ao cenário nacional.”
Rodrigo destaca que o evento marca o encerramento das ações de 2025 e reforça o papel do Sebrae como articulador.
“A segunda edição do Conexão Solar entrega dois dias de conteúdo, capacitação e network. São especialistas de peso, como João Mamede Filho, Thiago da SolarZ, Joi da Energês e o Solar da Depressão, além de instituições como a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). É uma oportunidade para que os empresários se aproximem do conhecimento técnico, troquem experiências e fortaleçam o posicionamento de Alagoas como hub do setor.”
Insights, oportunidades e transformação do mercado
Entre os palestrantes, a Engenheira, especialista e mestre em energias renováveis, Joris Manoela trouxe uma reflexão direta para as empresas do setor, destacando a necessidade de ampliar horizontes. Ela reforça que as empresas devem ir além da venda de sistemas fotovoltaicos.
“Hoje vamos mostrar que é preciso atuar como uma consultoria em energia, oferecendo soluções completas ao consumidor. Muitas vezes o foco fica em um único produto, mas existem oportunidades energéticas ao lado que ainda não foram exploradas”, esclareceu a palestrante.
O CEO da SolarZ, Thiago Lima, também reforçou a mensagem de otimismo e adaptação. Para ele, apesar das dificuldades, a maior parte dos desafios está dentro das próprias empresas. “O maior problema das empresas não venderem, muitas vezes, é interno.
Organização, processos e profissionalização fazem toda a diferença. O mercado solar continua sendo uma grande oportunidade, porque a demanda por energia só cresce. Estamos no mercado certo”, disse.
Quem vive essa realidade diariamente é Plínio Lopes, empreendedor do ramo solar. Ele participou da primeira edição do evento e integrou a missão à Intersolar, em São Paulo. O empresário afirma que as capacitações têm impacto direto na qualidade das empresas.
“O Sebrae tem contribuído muito, trazendo profissionais que abrem a cabeça do empresário. Quando você entrega excelência, garante mais vendas, melhora a saúde financeira e dá dignidade aos colaboradores. Tenho certeza de que esse evento vai trazer novos insights para enfrentar os desafios do mercado e seguir evoluindo.”
Para Plínio, o setor ainda é jovem e cheio de potencial. “O mercado de energia solar é novo e tem muito para crescer. Ainda há muito cliente para prospectar e muito a ser construído.”
O Sebrae Alagoas segue como parceiro estratégico dos pequenos negócios, promovendo qualificação e ampliando as possibilidades de atuação das empresas que apostam no futuro da energia limpa no estado.











