A abertura oficial da 75ª Expoagro, realizada na noite desta quinta-feira (24), reuniu produtores, empreendedores e autoridades em um evento que reforçou o papel do Sebrae Alagoas como agente de desenvolvimento dos pequenos negócios. Nesta edição, o destaque é o Empório Sebrae, espaço que reúne empreendedores do programa Move Mais, e a Praça de Alimentação Sebrae, que traduzem na prática o potencial criativo e econômico do interior alagoano.

A participação das empresas foi cuidadosamente planejada para representar a diversidade e a força da produção local. No Empório Sebrae, o público encontra produtos que vão da cachaça artesanal aos queijos e biscoitos, passando pelo mel, chocolates e chips naturais. Para o analista do Sebrae Alagoas, Vitor Pereira, a decisão estratégica de integrar o programa Move Mais à Expoagro é uma forma de ampliar oportunidades e aproximar o público dos empreendedores do estado.

“O Sebrae fez uma curadoria voltada para o agro, selecionando negócios com produtos que expressam a identidade alagoana. A feira é um espaço de visibilidade, mas também de vendas, dez dias em que os empreendedores têm contato direto com o público e com potenciais compradores. É uma forma concreta de impulsionar a economia regional e valorizar quem produz em Alagoas”, afirmou.

Entre os expositores, histórias de dedicação e transformação ganham destaque. O empreendedor Maurício César Brandão, do Engenho São Lourenço, de Água Branca, celebra mais de duas décadas de parceria com o Sebrae, que ajudou a modernizar o tradicional engenho fundado por sua família em 1920. “O Sebrae foi determinante em cada etapa da nossa evolução. Com o apoio das consultorias, ampliamos o negócio, criamos novos produtos e abrimos espaço para o turismo rural, com restaurante e sorveteria baseados no que produzimos no engenho”, contou Maurício.

Maurício Brandão, do Engenho São Lourenço, comemora mais de 20 anos de parceria com o Sebrae. Foto: Julio Vasconcelos

-

A empreendedora Kelly Omena, da Pizza Gourmet, também compartilha a experiência positiva de participar da feira. Depois de esgotar seus produtos na edição anterior, ela volta à Expoagro com expectativas ainda maiores.
“No ano passado, vendemos tudo e precisávamos repor o tempo todo. Foi uma experiência incrível. Este ano, a meta é superar os resultados e continuar mostrando que a gastronomia alagoana tem espaço e público”, afirmou.

Kelly Omena, da Pizza Gourmet, reforça o sabor e o potencial da gastronomia alagoana. Foto: Julio Vasconcelos

Durante a solenidade de abertura, a frente de honra foi composta por representantes do governo estadual, entidades do setor produtivo e do Sistema S. Estiveram presentes Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e superintendente do Sebrae Alagoas; Vitor Pereira, secretário de Governo, representando o governador Paulo Dantas; Marcelo Melo, secretário de Agricultura (Seagri); Álvaro Almeida, presidente da Faeal; Zezinho Nogueira, vice-presidente da Fiea; Marcos Albuquerque, presidente da Adeal; Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae; e Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.

O superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, destacou a importância da união entre o setor produtivo, os criadores e os empreendedores como base do sucesso da Expoagro, que chega aos 75 anos consolidada como a maior feira do Norte e Nordeste em geração de negócios. “Alagoas mostra que o tamanho do estado não define a sua força. A Expoagro é resultado da parceria de quem acredita na produção local e trabalha todos os dias para fortalecer quem gera emprego, renda e oportunidades. O Sebrae tem orgulho de ser parte dessa história e de apoiar os empreendedores que fazem a diferença na economia alagoana”, ressaltou.

Domício Silva destaca a força da união entre criadores e empreendedores como motor do desenvolvimento em Alagoas. Foto: Julio Vasconcelos

Com uma programação que se estende até o dia 2 de novembro, a Expoagro combina leilões, julgamentos, exposições e atrações culturais, mantendo viva a tradição do campo e evidenciando o papel central dos pequenos negócios na dinâmica econômica do estado. No coração dessa festa, o espaço do Sebrae reafirma o propósito de transformar o potencial empreendedor de Alagoas em desenvolvimento real e duradouro.