Para manter a ordem e os cuidados nos 15 cemitérios municipais, a Prefeitura de Girau do Ponciano segue um cronograma regular e diário de serviços. Durante esta semana, as equipes de limpeza e manutenção, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSP), vêm realizando uma força-tarefa contínua que inclui revitalização de capelas, pintura, vistoria dos espaços e demais ações de organização — tudo para oferecer tranquilidade às famílias e resguardar a memória dos entes queridos.

 

De acordo com o secretário da pasta, Vinícius Elias Gomes, Girau conta com uma equipe técnica responsável por garantir os trabalhos desenvolvidos em cada unidade, tanto na zona urbana quanto na rural. Apesar de manter a limpeza de forma constante — com os cemitérios funcionando em horário comercial, de segunda a sexta-feira —, a prefeitura não dispõe de equipes fixas. Os serviços são executados conforme a demanda de cada local.

 

Nos cemitérios dos povoados, o cronograma é cumprido de forma intermitente pelos coveiros responsáveis de cada região. Já na cidade, entre os dois campos-santos centrais, o município mantém dois trabalhadores exclusivos para os cuidados diários. Além dessa programação, e com a proximidade do Dia de Finados, o setor realizou uma grande ação de limpeza geral na última terça-feira (21), com retirada de mato, aplicação de herbicidas e fiscalização rigorosa dos túmulos.

 

“A Secretaria de Serviços Públicos conta atualmente com uma equipe técnica responsável por acompanhar as demandas de limpeza, manutenção e construção de todos os cemitérios do município. A partir das necessidades identificadas durante as visitas fiscalizatórias, encaminhamos equipes específicas para execução dos serviços, que incluem roçagem, manutenção da vegetação, além de trabalhos com pedreiros, eletricistas e outros profissionais”, explicou o secretário Vinícius Elias Gomes.

 

A prefeitura reforça que está implementando medidas para melhorar a organização física dos cemitérios e o cumprimento das normas internas. No Campo Santo Frei Damião, conhecido pela população como “Cemitério Novo”, a capela passa por uma pequena reforma. Já no povoado Cabaças, o município vai construir um muro e ampliar o sepulcrário do Distrito Poço.

 

Orientações sobre o Cemitério Nossa Senhora da Conceição

 

Segundo a prefeitura, o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, um dos mais antigos da cidade, já está com capacidade esgotada. Atualmente, novos sepultamentos só são permitidos em catacumbas familiares que ainda disponham de espaço. O município pede que a população tenha atenção ao circular pelo local e procure o órgão responsável — no caso, a SEMSP — caso encontre túmulos danificados ou situações de risco iminente durante as visitas, especialmente se houver necessidade de reconstrução de jazigos.

 

“Reconhecemos que a locomoção no Cemitério Nossa Senhora da Conceição é um desafio, em razão do grande adensamento das sepulturas e da falta de espaço para ampliação ou readequações estruturais. No entanto, diante dessa limitação física, não há possibilidade de intervenções significativas no local. É importante reforçar que a prefeitura não realiza construções de catacumbas e também não cobra qualquer valor por esse tipo de serviço. A execução deve ser contratada diretamente pela família, de forma independente. Contudo, antes do início de qualquer obra, é obrigatório que o responsável procure a Secretaria de Serviços Públicos para solicitar o alvará de construção — esse, sim, possui uma taxa”, ressaltou o secretário.

 

As equipes de limpeza já realizaram uma varredura geral no ambiente, retirando resíduos, podando pequenas ramificações de árvores e removendo antigas cruzes de túmulos esquecidos. Para reforçar as ações de manutenção, a prefeitura deve realizar uma última vistoria até o fim de outubro, reforçando o compromisso com o cuidado e a melhoria da infraestrutura dos cemitérios que ainda têm capacidade para novas ocupações.