O CM Cast lançou, nesta segunda-feira (27), um novo episódio com a participação do advogado e ex-diretor jurídico do CSA, Marcelo Brabo.
Durante a entrevista, conduzida pelos jornalistas Carlos Melo, diretor-executivo do CadaMinuto, e Ricardo Mota, Brabo falou sobre a paixão pelo CSA, sua trajetória na advocacia e suas visões sobre futebol, política e justiça eleitoral.
A conversa começou pelo CSA, clube de coração de Brabo, que relembrou sua trajetória como conselheiro e o relacionamento com figuras históricas do clube. “Inicialmente, sobre a questão da traição, eu não posso ser colocado entre os ‘traidores’ do Rafael [Tenório]. Eu era conselheiro quando ele era presidente, sempre ajudei o CSA, mas nunca fiz parte do grupo dele. Muito pelo contrário: eu era um contraponto dentro do conselho”, afirmou.
Mudando o foco para a justiça eleitoral, Marcelo Brabo compartilhou sua visão crítica sobre o papel de advogados que recebem convites para se tornar juízes eleitorais.
“Acho que quem é advogado eleitoral não deveria ser juiz do TRE”, disse, ressaltando sua decisão de rejeitar o convite. Ele explicou que, em estados pequenos como Alagoas, as relações pessoais podem dificultar decisões imparciais. “Julgar não é para todos. Por natureza, não sou morno: sou quente ou frio.”
Brabo destacou ainda a necessidade de transparência na indicação de juízes e criticou a politização crescente da justiça eleitoral, defendendo que a oposição seja propositiva e respeite os resultados das urnas.
Sobre a reforma política e eleitoral, Marcelo defendeu mudanças estruturais, mandatos mais longos para juízes eleitorais, segurança jurídica uniforme e regras claras para arrecadação e prestação de contas. “O segredo de justiça é necessário, mas precisa ser uniforme: ou se mantém totalmente ou se abre totalmente”, explicou.
A atuação da OAB também foi tema da conversa. O convidado destacou a importância da independência e do papel histórico da instituição em controle e fiscalização, alertando para o risco de interesses pessoais interferirem na advocacia.
Para Brabo, a construção de um advogado sólido depende de prática, ética e formação contínua, mais do que apenas diplomas ou exames. “A formação deve visar o homem completo, não apenas o profissional.”
Marcelo concluiu ressaltando a importância da paixão aliada ao profissionalismo.“Sem paixão, não há solução. Mas é possível conciliar paixão, profissionalismo e ética. A advocacia, como toda profissão, é uma construção gradual. Subir degrau por degrau é fundamental para resultados duradouros e dignos.”
Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, a partir das 12h.





