O CM Cast lançou, nesta segunda-feira (20), um novo episódio com a participação de Eduardo Canuto (PL), ex-campeão mundial de kickboxing e vereador por Maceió, que assumiu, no mês passado, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp).

Durante a entrevista, conduzida pelos jornalistas Carlos Melo, diretor-executivo do CadaMinuto, e Ricardo Mota, Canuto falou sobre a vida na política e sua trajetória no esporte, além de afirmar que o atual prefeito da capital, JHC (PL), será candidato a governador em 2026.

O vereador lembrou que, ainda como atleta, em 1998, foi convidado pelo então governador Ronaldo Lessa para assumir a Fundação Alagoana de Promoções Políticas (FAP), mesmo com compromissos profissionais já firmados.

Como vereador e gestor, Canuto desenvolveu políticas voltadas para inclusão e esporte comunitário, destacando ações para idosos, pessoas com deficiência e crianças.

“Alagoas sempre foi muito atrasada em políticas pré-conceituosas, e ainda continua. Politicamente, não existiam projetos voltados para inclusão através do esporte”, afirmou.

Além disso, citou o projeto “Esporte Campeão”, que hoje atende mais de 2 mil crianças. O secretário falou também sobre o desafio de conciliar vida familiar com o trabalho público e esportivo.

“Tenho cinco filhos e oito netos. Minha esposa, Eunice, é a matriarca da família; minha casa virou ponto de encontro. Muitas vezes abro mão da família para estar na rua, trabalhando com judô, corrida de rua. É isso que cansa, não a atividade política em si”, disse.

Canuto também avaliou a gestão do prefeito JHC, elogiando sua proximidade com a população e a dinâmica de decisão rápida. “Ele vive na rua e ninguém fica sem resposta quando trata com o secretário. Ele orienta, decide e mantém a empatia com a sociedade”, acrescentou.

Questionado sobre a possível candidatura do atual prefeito de Maceió ao governo do Estado, o vereador afirmou que, na conversa com ele, sugeriu que buscasse uma vaga no Senado, ressaltando que seria uma opção mais tranquila e segura.

No entanto, segundo o parlamentar, o prefeito respondeu que o motivo de ir para o governo é justamente enfrentar os desafios do Estado, demonstrando firmeza em seu objetivo.

“Então ele vai ser candidato a governador? Eu tenho quase que certeza. No entanto, a pessoa mais apropriada para dizer hoje é o líder do governo que já esteve aqui e confirmou. Eu também não tenho certeza, mas vejo nele uma candidatura”, finaliza.

Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, a partir das 12h.