A diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e secretária de Saúde de Branquinha, Nilza Malta, participou esta semana, em Maceió, do Primeiro Seminário Estadual do Brasil para Fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde.
O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Cosems-AL, teve como foco central o fortalecimento das Comissões Intersetoriais de Vigilância em Saúde (CIVS) nos territórios municipais.
A assessora técnica do Conselho, Larissa Guimarães, também contribuiu com reflexões sobre os desafios e avanços da vigilância em saúde no estado.
As CIVS foram apontadas como instrumentos estratégicos para ampliar a efetividade das ações locais, promovendo articulação entre diferentes setores e se integrando aos conselhos municipais de saúde.
Nilza Malta reforçou a importância da participação intersetorial e do controle social como pilares para consolidar a vigilância em saúde como política pública estruturante nos municípios alagoanos.