Meritíssima Juíza, Fátima Pirauá, em fevereiro do ano em curso, esta ativista, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, foi convidada  pela 28a Vara Cível da Capital Infância e Juventude para  para palestrar  no Curso Psicossocial e Jurídico para Adoção, sobre “Letramento racial para adotantes",e  ficou muito feliz.

O Curso  tem como objetivo capacitar futuros adotantes, em processo de Habilitação para Adoção, e reuniu um  público composto por pessoas e casais expectantes.

Foi uma conversa boa,  com inquietações , ainda um  tanto tímidas sobre a questão do racismo, entretanto o momento   agregou gente, debateu ideias, estereótipos, conceitos e preconceitos , e foi Patrícia quem pediu a esta ativista uma referência para estudos dos casais e sem titubear indicamos a Sawofa Family, porque partilham narrativas cheias de profundezas, ressignificando a unidade familiar como  base .

Porque falam , com propriedade, da educação afrocentrada  e mostram isso, na prática, através das filhas, Amara e Aretha.

E , como a Mariana, Rafael Areta e Amara apresentarão o Projeto o Baú de Ananse, experiência lúdica de contação de histórias que fortalece a autoestima infantil negra e valoriza a cultura africana e afro-diaspórica,  no Seminário Nítorí,  As Margens das Histórias Negras, parte integrante da  11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas Ritos e Raízes: Brasil-África , esta ativista terá o imenso prazer de criar pontes dialógicas entre a  Sawofa Family, com a   Meritíssima, sua equipe e os casais  de adotantes.

Encontro marcado.

Como  participar do Seminário?

Nos próximos dias as inscrições para o Seminário Nítorí , As Margens das Histórias Negras , estarão abertas.

O Nítorí  acontece dias 01 e 02 de novembro, Sala Ponta Verde, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso,, no bairro de Jaraguá, Maceió,AL e conta com apoio da Casa da Industria, Prefeitura de Maceió, através da Semdes, Secom e INEP, e da empresária, Jó Pereira.