Alagoas será palco, neste domingo (5), da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que reúne mais de 10 mil candidatos no estado. A segunda edição do certame oferece vagas para diversos órgãos federais e será realizada de forma simultânea em todo o país.

As mulheres representam a maioria dos inscritos, correspondendo a 59% do total. Em Alagoas, as provas são aplicadas em 17 locais distribuídos entre Maceió e Arapiraca, no Agreste. O Colégio Santa Úrsula, na capital, é o ponto com o maior número de candidatos, concentrando 1.749 inscritos.

O CNU oferece vagas para órgãos federais, e a logística de aplicação das provas conta com o apoio de fiscais, aplicadores e equipes de suporte, além de estrutura de acessibilidade e segurança nas instituições de ensino. 

Todo o processo é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o apoio das forças de segurança estaduais no transporte e na aplicação das avaliações.