Durante a tarde desta quarta-feira (01) a secretária de Saúde Zoé Duarte e sua adjunta Ivone Basílio representaram a prefeita Tia Júlia em um momento lúdico e de bastante emoção: a entrega do “Mural do Inconsciente”. Na prática, o mural se trata de um muro situado na Praça do Lago do Goiti, que foi pintado por 20 usuários dos centros de Atenção Psicossocial (CAPS) das cidades de Igaci, Estrela de Alagoas e, claro, Palmeira dos índios. A ação fez parte de uma atividade integrada entre o Governo de Alagoas e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Cultura.
De acordo com Adriana Rocha, que é uma das coordenadoras da ação e representante dos CAPS AD – situado no bairro Juca Sampaio – e Osvaldo Silva – no Paraíso , o momento integra o projeto “Nise em cores e formas”, uma iniciativa do Governo Estadual que conta com o apoio das prefeituras para levar a terapia por meio da arte a diversas cidades do interior alagoano. “Ao todo, foram feitas 9 oficinas aqui em Palmeira dos Índios e a atividade de hoje marca o término deste ciclo, com a entrega do Mural do Inconsciente”, disse.
O responsável pela condução das oficinas em Palmeira foi o artista plástico Saruel que, apesar de ser palmeirense, atualmente vive em Maceió e vive da sua arte há mais de 30 anos. Ele se mostrou satisfeito com os resultados dos participantes da ação e observou a evolução dos alunos. “À medida que avançávamos as técnicas, eu conseguia perceber um maior interesse deles”, declarou.
Emocionada, a secretária municipal de Saúde Zoé Duarte aproveitou a oportunidade para enfatizar o compromisso da gestão pública atual com a temática da saúde mental. “Eu me sinto honrada de prestigiar momentos como estes, porque eles significam muito para a nossa população. Cuidar da saúde mental das pessoas é um compromisso que assumimos diariamente”, elucidou.