A TV Gazeta de Alagoas, emissora do ex-presidente Fernando Collor, voltou ao centro de mais uma polêmica após exibir o filme Bird Box (2018), estrelado por Sandra Bullock, na noite do último domingo (28). O problema é que o longa é um título exclusivo da Netflix e não tem autorização para ser transmitido em TV aberta.

A plataforma já acionou seu departamento jurídico e notificou a Organização Arnon de Mello, responsável pela emissora, sobre a violação de direitos autorais. Nos bastidores, a informação é de que a Netflix deve mover uma ação contra a TV Gazeta.

Procurada oficialmente, a empresa americana preferiu não se pronunciar. A emissora, por sua vez, não respondeu às tentativas de contato até esta terça-feira (30).

A exibição surpreendeu o público e até funcionários da própria TV Gazeta. O longa foi transmitido no lugar do programa Estrela da Casa, tradicionalmente exibido às 23h30. A decisão ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, no sábado (27), o fim do contrato de retransmissão da Globo com a emissora alagoana.

O rompimento encerrou uma parceria de quase 50 anos entre a Globo e a TV Gazeta. A não renovação do contrato foi motivada por denúncias de que a emissora teria sido usada em esquemas de corrupção envolvendo Collor. Desde 2019, o canal está em processo de recuperação judicial.

Com a saída da afiliada em Alagoas, a Globo passou a retransmitir sua programação por meio do Grupo Asa Branca de Comunicação, de Pernambuco, que já operava localmente com o canal Futura.

 

*Com informações da Folha de São Paulo