O Centro Cultural do Cesmac foi palco do II Seminário da Primeira Infância, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes), a Secretaria Municipal da Saúde(SMS), o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental(Iplam) e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Realizado na tarde dessa terça-feira(23), com o tema “Políticas Integradas na Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, o evento teve como objetivo fortalecer o debate sobre a promoção de políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, reafirmando-as como sujeitos de direitos e protagonistas de sua cultura e desenvolvimento.

O seminário reafirma, ainda, o compromisso da Prefeitura de Maceió com políticas públicas integradas, que promovem o desenvolvimento pleno das crianças, fortalecem a atuação dos profissionais da educação infantil e valorizam a participação das famílias, garantindo direitos e oportunidades desde os primeiros anos de vida.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Luiz Rogério; do secretário municipal da Saúde, Claydson Moura; do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Brivaldo Marques; da subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida; da coordenadora de Educação Infantil da Semed, Thainy Lira; além de outros representantes da Semed e demais secretarias.

A abertura foi marcada por apresentações culturais do Coral Educanto, da Coordenação Técnica de Arte e Cultura da Semed, e das crianças da Creche José Madltton Vitor da Silva, que emocionaram o público com música, canto e performances artísticas.

Compromisso

O secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, destacou a relevância da primeira infância e o compromisso da gestão com a ampliação de vagas e fortalecimento da educação infantil no município:

“Pesquisas mostram que a fase mais importante do ser humano é a primeira infância. Por isso, nosso compromisso é garantir oportunidades de aprendizagem e cuidado para todas as crianças, ampliando vagas em creches e fortalecendo políticas públicas integradas. Quero agradecer a todos os gestores, coordenadores e professores que diariamente contribuem para oferecer uma educação de qualidade e transformar a vida das nossas crianças”, ressaltou.

Para Tânia Almeida, subsecretária de Gestão Pedagógica, a ação é de grande importância para gestores e educadores e, principalmente, para as crianças.

“Esse trabalho mostra a necessidade de garantir o direito de todas as crianças a uma primeira infância de qualidade, assegurando não apenas o acesso à educação, mas também o direito de brincar, de participar de atividades construtivas e de representar a cultura local. A integração entre educação, saúde, assistência e outras áreas é fundamental para ampliar e consolidar ações mais eficazes no atendimento integral das nossas crianças e bebês”, afirmou.

Imersão intensiva

O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, ressaltou o quão fundamental é o trabalho em conjunto entre as secretarias e destacou o compromisso da gestão com o cuidado integral das crianças:

“Na saúde, iniciamos o acompanhamento desde a gestação e seguimos garantindo atenção ao bem-estar materno, familiar e infantil. Esse trabalho integrado com a educação, a assistência social e a cultura é essencial para transformar realidades e assegurar uma primeira infância com qualidade de vida e dignidade para todas as crianças maceioenses”.

A programação contou ainda com a palestra de abertura conduzida pelo professor Vital Didonet, referência nacional na defesa dos direitos da criança, além do painel “O Brincar e a Cultura como Direito”, que reuniu especialistas para discutir temas como leitura, escrita, cultura popular, espaços de criação e cidades inclusivas para a infância.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil(CMEI) Desembargador José Fernando Lima Souza, conhecido como Gigantinho Poço, Amanda Lacerda, também falou sobre a relevância do seminário. Para Amanda, iniciativas como essa buscam um futuro promissor para os estudantes.

“Estou muito feliz em participar, mais uma vez, desse encontro dedicado à primeira infância. Quero parabenizar a Semed e o prefeito JHC por promoverem esse momento tão importante, que reforça o compromisso da gestão com o cuidado e a valorização das nossas crianças. Discutir e fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância é essencial para garantirmos um futuro melhor”, compartilhou.

 

Foto de Capa: Ascom Semed