Transformação e pertencimento. Esses foram os sentimentos que marcaram as inaugurações da Praça Maria Onça, no Conjunto 1° de Junho, e areninha e praça do Conjunto Carminha, no bairro Benedito Bentes II, nesta terça-feira (23). A Maria Onça foi construída no âmbito do Programa Brota na Grota.

A solenidade de entrega das obras também contou com a presença dos secretários de Cultura e Economia Criativa, Brivaldo Marques, e Esporte, Eduardo Canuto; os vereadores Cal Marques, Luciano Marinho, Samyr Malta, Alan Pierre, Neto Andrade e Jeannyne Beltrão, Kelmann Vieira, assim como o subsecretário de Esportes de Maceió, João Tigre e Moacir Teófilo Neto, secretário da Alurb (Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana).

Os dois espaços seguem o padrão das demais praças e arenas já entregues em Maceió na gestão JHC e Rodrigo Cunha: com academias do povo, espaço de convivência, espaço kids, quadra poliesportiva e miniquadra para crianças.

"Não me canso de afirmar que esses equipamentos públicos, com a qualidade que estão sendo feitos e entregues a diversas comunidades de Maceió, só são possíveis porque foi uma decisão política do prefeito JHC. E estamos colocando em prática com o prazer de ver os sorrisos nos rostos das famílias", declarou Rodrigo Cunha.

Quem foi Marina Onça

A escolha do nome da praça no 1° de Junho foi uma iniciativa dos próprios moradores, que homenagearam Maria Onça dos Santos, conhecida por todos como Dona Preta. Nascida em 15 de abril de 1949, no estado de Pernambuco, ela viveu parte de sua vida em Maceió, residindo durante oito anos na favela do Mundaú com seus três filhos e netos.

Em 2001, conquistou sua primeira e única casa no Conjunto Carminha, onde construiu uma vida simples, marcada pelo trabalho, pela força e pela dedicação à família.

Muito conhecida na região, Dona Preta atuava como auxiliar de serviços gerais e se destacava por sua generosidade e presença constante na comunidade. Faleceu em 02 de novembro de 2023, aos 76 anos.