A redação do portal CadaMinuto recebeu, na manhã desta terça-feira (23), a denúncia de familiares que tentavam realizar o sepultamento de um parente, falecido ontem, no cemitério público Nossa Senhora Mãe do Povo, no Jaraguá, em Maceió. O enterro estava previsto para ocorrer às 10h, mas a administração do cemitério impediu a entrada dos parentes.
Segundo os familiares, o cemitério se encontrava em total desorganização, tomado por lixo e com vários caixões destinados à exumação espalhados, dificultando o acesso às gavetas. A situação causou indignação e revolta entre os parentes, que se depararam com o caos ao tentar realizar o enterro.
Os familiares descreveram o cenário caótico que encontraram no cemitério, destacando a impossibilidade de realizar o enterro devido à desorganização e ao lixo acumulado.
“Não havia nenhuma possibilidade de o caixão ser colocado na gaveta, porque o espaço estava tomado por lixo. Não eram apenas folhas, mas restos mortais, ossos e vários caixões destinados à exumação”, disse.
Diante do caos, a administração do cemitério, segundo a denúncia, teria sugerido que os familiares removessem o lixo junto com os garis antes do sepultamento. “Falaram que pegássemos um carro de mão e tirássemos o lixo aos poucos, porque a escavadeira não podia ser usada”, relatou um dos familiares.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que, em nota, explicou que, para evitar qualquer tipo de acidente envolvendo os familiares, o sepultamento foi adiado por alguns minutos.
Confira nota na íntegra
“A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) informa que está realizando um mutirão de limpeza no campo santo com o apoio de máquinas e caçambas. Sendo assim, para evitar qualquer tipo de acidente com os familiares, decidiu adiar por alguns minutos o sepultamento citado.
O órgão reitera que semanalmente realiza serviços nos cemitérios da capital visando manter os locais limpos e organizados para que os sepultamentos aconteçam da forma mais confortável possível.”
Foto de Capa: Cortesia ao CadaMinuto