A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação(Semed), firmou uma parceria inédita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) para ofertar cursos de qualificação profissional voltados a estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos(EJAI) da rede municipal. A iniciativa integra a nova matriz curricular da modalidade e visa ampliar a formação dos alunos, promovendo educação básica aliada à preparação para o mundo do trabalho.
A ação vai beneficiar, inicialmente, cerca de 1.500 estudantes, o que corresponde a 25% dos matriculados na EJAI em Maceió. Os cursos serão realizados em 63 turmas, compostas por 20 a 40 alunos cada, e ocorrerão em unidades do Senai(Poço e Benedito Bentes) ou em escolas da rede municipal.
As inscrições para os cursos já estão abertas e devem ser feitas diretamente nas escolas em que os estudantes estão matriculados, por meio das coordenações pedagógicas ou por meio de link, disponibilizado no site da semed. As aulas inaugurais estão previstas para ocorrer a partir do dia 29 de setembro.
Áreas estratégicas
Ao todo, serão ofertados 23 cursos de iniciação e qualificação profissional em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento local e com alta empregabilidade, como:
Alimentos
Automotiva
Construção civil
Elétrica
Gestão
Logística
Polímeros
Refrigeração
Tecnologia da informação
Moda
A escolha das áreas foi fundamentada em dados do IBGE, Caged e pesquisas de mercado, considerando as demandas socioeconômicas da capital e da região metropolitana de Maceió.
Educação com foco na empregabilidade
De acordo com Rubens Lima, coordenador técnico da EJAI da Semed, a proposta busca transformar a trajetória dos estudantes da rede.
“Nosso objetivo vai além de garantir a escolaridade. Queremos oferecer uma formação que ajude esse aluno a ingressar no mercado de trabalho, elevando seu potencial de empregabilidade e renda. Estamos aliando educação e trabalho de forma estratégica”, afirmou.
Ainda segundo Rubens, os cursos têm carga horária de 200 horas e seguirão um modelo intercalado, com aulas teóricas e práticas distribuídas ao longo da semana, inclusive no turno noturno — o mesmo em que os estudantes já frequentam as aulas regulares da EJAI.
“O estudante poderá concluir o Ensino Fundamental já com uma certificação profissional em mãos. Isso dá a ele um ponto de partida mais claro e sólido para seguir no Ensino Médio ou buscar outras qualificações”, explicou o coordenador.
Metodologia adaptada e apoio contínuo
O Senai será responsável por toda a condução pedagógica dos cursos, com metodologias adaptadas ao perfil dos alunos da EJAI — que, em muitos casos, já possuem experiências profissionais anteriores, mas encontram dificuldades para reinserção no mercado.
Segundo Tiago Melo, coordenador do Senai, o diferencial da parceria está na abordagem prática e na estrutura oferecida: “70% da carga horária dos cursos é prática. Vamos usar kits didáticos modernos, infraestrutura de ponta e acompanhamento individualizado. E ao final, o aluno sai com um certificado reconhecido nacional e internacionalmente.”.
Os alunos que concluírem os cursos serão inseridos na plataforma Senai Conecta, que reúne currículos de egressos e é utilizada por mais de 2 mil empresas para recrutamento. Com isso, os estudantes passam a ter acesso direto a oportunidades de emprego em suas áreas de formação.
Força-tarefa nas escolas
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, destacou o empenho das escolas da rede municipal na mobilização dos estudantes:
“Estamos fazendo uma grande força-tarefa junto às 40 escolas da EJAI para preencher todas as 1.500 vagas disponíveis. É uma oportunidade inédita de ampliar os horizontes desses estudantes com cursos que já estão entre os mais procurados, como os de alimentos, vestuário, eletrônica e logística.”.

