A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e do café tradicional da marca Câmara, além de suspender a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto. A medida vale para todas as unidades do produto, cuja origem é desconhecida.
Segundo a agência, a decisão foi motivada por uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro, que constatou irregularidades na fabricação. Laudos do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels identificaram fragmentos de corpo estranho, semelhantes a vidro, no lote 160229 do café.
A Anvisa também determinou o recolhimento de suplementos alimentares produzidos pela Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A inspeção realizada entre 15 e 17 de setembro apontou falhas graves nas boas práticas de fabricação, incluindo ausência de responsável técnico, problemas no controle de qualidade da água, falta de rastreabilidade de produtos e matérias-primas, e falhas no controle de alergênicos.
Além disso, todos os lotes do Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricados pela Nutrimix A. Suplementos SLU, foram apreendidos. A Anvisa informou que a verdadeira fabricante é a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., que interrompeu a produção do suplemento desde o início de 2024 e não possui vínculo com a Nutrimix.
A agência alerta que produtos irregulares oferecem riscos à saúde e não garantem qualidade ou segurança. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da Anvisa ou pelo telefone 0800 642 9782.
*Com Agência Brasil