Thaís Canuto, o principal nome da oposição em Pilar, seria escolhida pelos eleitores do município como deputada federal, caso as eleições de 2026 fossem hoje.  

O recorte faz parte da pesquisa do Instituto Falpe divulgada nesta semana, em primeira mão, pelo blog.  

O levantamento foi realizado entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Maceió e outros dez municípios da região metropolitana: Pilar, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo, Messias, Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Em Pilar, além das perguntas sobre o Governo do Estado e o Senado Federal, os entrevistados foram questionados em quem votariam para Câmara dos Deputados, entre os nomes listados.

Thaís Canuto liderou com folga de 39%, mais que o dobro do segundo colocado (14%) e o quase o triplo do terceiro, que pontuou com 9,5%.

A ex-vereadora aparece ainda como uma das novidades da pesquisa, pontuando em 90% dos municípios onde o levantamento foi realizado.

Lembrando que o descumprimento da cota de gênero nas eleições tem levado vários candidatos eleitos à perda de mandato, um aliado ressaltou, em conversa com o blog, que o fato de se tratar de uma liderança jovem e mulher, faz de Thaís uma forte pré-candidata à deputada federal, possivelmente pelo PSD.

Situação  "amarga"

Uma pesquisa do Instituto Ibrape, divulgada pelo jornalista Wadson Regis, avaliando as gestões das  20 maiores cidades de Alagoas, "casa" com o resultado   acima, uma vez que aponta a prefeita de Pilar, Fátima Resende, com a pior avaliação.

Tia Fal, que disputou a prefeitura com Thaís Canuto em 2023, é a única, entre os 20 gestores, a registrar 58% de desaprovação popular.