A Polícia Civil de Alagoas investiga oito pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em estelionatos milionários praticados nos estados de AL e Pernambuco. A operação foi deflagrada nessa terça-feira (2), e resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e na prisão do líder do grupo, em Coruripe.

Segundo as investigações, os criminosos ofereciam lucros altos aos investidores, que faziam aportes financeiros em troca de cheques pré-datados, a maioria deles sem fundos. Uma das vítimas chegou a investir R$ 4 milhões, com promessa de retorno de R$ 6 milhões, valor que jamais foi pago.

De acordo com a polícia, o grupo de fato realizava transações no setor de pescados, mas usava o dinheiro das vítimas para alimentar a própria atividade criminosa, caracterizando o golpe como uma forma de pirâmide financeira disfarçada.

Além dos crimes de estelionato e organização criminosa, os investigados também são alvos de inquérito por lavagem de dinheiro. Durante a operação, foram apreendidos veículos e solicitado o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos.

Os mandados foram cumpridos em Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e Coruripe, e também em Pernambuco. As diligências seguem sob a coordenação do delegado José Carlos, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, da Inteligência da Secretaria de Segurança de Alagoas e da Polícia Militar.

*Com assessoria

 

 

Foto de Capa: Reprodução