O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), identificou, nessa terça-feira (2), um vazamento de esgoto em um poço de visita (PV) de águas pluviais em Maceió.
Durante a ação, os técnicos constataram uma tubulação de esgoto com infiltração visível, atravessando a caixa de passagem da drenagem pluvial. Para confirmar a origem do lançamento, foi realizado um teste com corante vermelho na caixa de esgoto da concessionária BRK, que rapidamente se deslocou para o sistema de águas pluviais, evidenciando a conexão irregular.
O problema foi agravado pelo transbordo de esgoto, provocado pelo desgaste da tubulação e por fissuras na parede do coletor, localizado ao lado da galeria de drenagem. Após a constatação, a BRK foi acionada para realizar o reparo do vazamento e adotadas as medidas cabíveis pela fiscalização.
Segundo a Prefeitura de Maceió, o lançamento de esgoto no sistema de drenagem pluvial é especialmente prejudicial, pois essas tubulações destinam-se exclusivamente à água da chuva, que segue diretamente para o mar. A presença de esgoto polui a água, compromete a balneabilidade das praias, prejudica a vida marinha e representa risco à saúde da população que frequenta a orla de Maceió.
Denúncias de vazamentos e irregularidades podem ser feitas pelo e-mail: fiscalizacaoambiental@iplam.maceio.al.gov.br.
*Com Ascom Iplam