A abertura da segunda edição do Alagoas Cana Show 2025, encontro que marca a abertura da safra de cana-de-açúcar de Alagoas e Sergipe, promovido pela Asprovac, em Coruripe, reservou uma surpresa ao presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida. Logo após a solenidade de abertura, a associação prestou uma homenagem ao dirigente, inaugurando o Auditório Álvaro Arthur Lopes de Almeida, na sede da entidade.
“Eu não tinha conhecimento desta homenagem e fiquei muito feliz, envaidecido e emocionado. Tive um sentimento muito forte de existência, de não ter passado só pela vida”, afirmou Álvaro Almeida, que é reconhecido pelo setor produtivo como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da agropecuária alagoana.

Para o presidente da Asprovac, Clóvis Lemos Farias Filho, a homenagem é mais que justa, pela dedicação do presidente do Sistema Faeal/Senar ao agronegócio do estado ao longo dos anos. “Sou presidente do Sindicato Rural de Coruripe, atendendo a um convite da federação, na figura do Dr. Álvaro, ele que é parceiro dos nosso s produtores associados, que também são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas”, disse.
Na placa que homenageia o presidente do Sistema Faeal/Senar, lê-se: “Esse auditório, um espaço de aprendizado e de troca de experiências, é dedicado aquele que sempre nos incentivou a proporcionar o melhor para o produtor rural, baseado no conhecimento e na aplicação prática dessas técnicas no campo”.
Alagoas Cana Show

A abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (27), contou com a presença de autoridades, empresários, fornecedores, produtores e especialistas, cobrindo toda cadeia produtiva da cana-de-açúcar de Alagoas e de Sergipe. A feira, que em 2024 movimentou cerca de R$ 8 milhões em negócios, deve dobrar os resultados neste ano, alcançando a marca de até R$ 15 milhões em transações.
A expectativa é reunir mais de dois mil participantes nos dois dias, entre produtores, empresários, consultores e fornecedores, tornando o evento um dos maiores do setor agrícola no Nordeste. Promovido em parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), o evento conta com 40 estandes, rodadas de negócios e uma programação técnica voltada à difusão de novas tecnologias para o campo.
Palestras

O ciclo de palestras continua neste segundo dia de evento, que vai contar com nomes de peso do setor, a exemplo do agrônomo Edilson Maia, vice-presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA e vice-presidente do Sistema Faeal/Senar, com mais de quatro décadas de experiência na bioenergia. Dirigentes de usinas, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de associações setoriais de diferentes estados formam o público principal das palestras.

Além da geração de oportunidades para produtores e empresas ligadas à cadeia sucroenergética, a feira deve impactar outros segmentos da economia local, como hotelaria, alimentação e serviços. Segundo os organizadores, o Alagoas Cana Show cumpre ainda um papel estratégico ao levar inovações tecnológicas ao agricultor sem que ele precise sair do estado. O Sistema Faeal/Senar conta com um estande no evento, com foco no atendimento aos produtores, tirando dúvidas de temas como o Programa RetifiCar e a entrega da declaração do ITR 2025.
O evento conta com a participação de importantes nomes do cenário político e do agronegócio. Além do presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, entre as autoridades presentes estavam Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas; o deputado estadual Fernando Pereira; Clóvis Farias Lemos, presidente da Asprovac; Gustavo Rattes, presidente da Orplana; Pedro Robério, presidente do Sindaçúcar-AL; Paulo Leal, presidente da Feplana; Fernando Rosster, presidente do Coplan; e Márcio Wanderley, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Tércio Wanderley.