Uma pessoa foi presa e vários dispositivos eletrônicos apreendidos nesta terça-feira (26), durante a Operação Posion Steam, deflagrada pela Polícia Federal em Maceió, com o objetivo de investigar a comercialização de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet.

Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na capital, onde foi efetuada também a prisão em flagrante, por contrabando e descaminho.

Conforme o delegado Davi Rios, responsável pela operação, durante a busca foram localizados os “vapes” e também outros itens eletrônicos, como smartwatchs e fones de ouvido, sem comprovação da importação regular.  

Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, são dispositivos proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A investigação, que começou em março de 2024, quando a PF levantou informações sobre a venda desses produtos por meio de perfis em redes sociais, prossegue, inclusive com o objetivo de identificar a origem do contrabando e eventual participação de outras pessoas.

O crime de contrabando, em caso de condenação, pode chegar a cinco anos de reclusão.

 

*Com Ascom PF-AL