O Quilombo Mameluco realiza a 3ª edição do projeto Mamelucando: Saber é no Quilombo edição especial Agosto da Cultura Popular, que acontece dia 27 de agosto no Quilombo Mameluco  em Taquarana, município do Agreste alagoano.

 

Haverá um dia de oficinas com mestres fazedores  do Quilombo vão ofertar um mergulho nos seus saberes oficinas de café de andu, quebra queixo quilombola, cesto de Cipó e vassoura de palha..

 

Com o tema "Mamelucando: Saber é no Quilombo - Memória de Saberes e Fazeres Tradicionais", o evento tem como foco fortalecer os fazedores locais, fomentar os saberes e fazeres orais dos antepassados dos Quilombolas de Taquarana e estimular a cadeia produtiva quilombola a partir de eventos comunitários.

 

Para o idealizador e coordenador-geral do evento, Zé Duda, o encontro será de emoção e compartilhamento de saberes antigos, tendo como alicerce as raízes imateriais e materiais do povo quilombola.

 

"É um evento que chama a atenção para o meio ambiente e à questão da cultura popular, atravessando temas como a defesa do território e a proteção do nosso povo e das nossas riquezas ancestrais. E esse acesso ao recurso da Cultura é importante porque nos incentiva a levar adiante o que aprendemos, que é proteger a natureza e zelar pelo território, pois é cuidando do território que também cuidamos do nosso povo", disse Duda.

 

Programação

 

A programação da 3 ° edição Mamelucando: Saber é no Quilombo - Memória de Saberes e Fazeres Tradicionais acontece a partir das 10h, no próprio quilombo. Após as atividades, terá um lanche coletivo.

 

Haverá as seguintes oficinas:

 

Oficina de degustação e etapas do café de andu, com Mestra Edinete Santos

 

Oficina de Quebra-queixo e degustação, com Mestra Vaninha quebra queixa quilombola degustação - Mestra Vaninha

 

Oficina e exposição e artesanato em Cipó, com Mestre Zé Tributino

 

Oficina de Vassoura de Palha, com Mestra Zé Firmino

 

O evento é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

 

SERVIÇO

 

3ª edição Mamelucando: Saber é no Quilombo - Memória de saberes e fazeres tradicionais

 

Data: 27 de agosto

Horário: a partir das 10h

Local: Quilombo Mameluco - Taquarana, Alagoas

Ingressos: entrada gratuita

Mais infomações: @quilombomameluco (Instagram)