Água, malte, levedura e lúpulo são os ingredientes principais das cervejas artesanais, um mercado que cresce e conquista cada vez mais consumidores. Em 2024, a produção total de cerveja no Brasil alcançou 15,34 bilhões de litros, e, para inovar, muitas cervejarias vêm apostando em sabores diferenciados, como o uso da casca de limão siciliano nas receitas e na inserção da bebida em festivais culturais, a exemplo da Hop Bros e da Cervejaria Deodora.

No último ano, o país registrou aumento de 5,5% no número de cervejarias, somando 1.949 estabelecimentos. Embora a região Nordeste ainda não lidere em consumo, apresentou um crescimento expressivo de 16,4% em estabelecimentos, segundo o Anuário da Cerveja do MAPA.

Pioneiro em Alagoas, Celso Nonô acreditou no potencial do setor mesmo em um cenário ainda estava em estágio inicial. A Cervejaria Deodora nasceu em 2012, inspirada em viagens a São Paulo, quando Celso teve contato com a cevada pura e despertou o desejo de produzir chopp artesanal de alta qualidade.

Inicialmente fundada como Cevada Pura Maceió, em parceria com a Cevada Pura de Piracicaba, a cervejaria inaugurou sua fábrica própria no Distrito Industrial em 2014, tornando-se a primeira cervejaria artesanal do estado. Em 2017, passou a se chamar Cervejaria Deodora, trazendo no nome o propósito de traduzir o espírito alagoano: autêntico, criativo e acolhedor.

“O início foi desafiador. Ser pioneira significava quebrar barreiras culturais: o público não estava acostumado a cervejas que fugiam do padrão das grandes marcas. Foi preciso apostar em degustações, eventos culturais e muita conversa com os consumidores para apresentar estilos, explicar sabores e mostrar que cerveja artesanal é sinônimo de qualidade, cuidado e história”, conta Maria Carolina Nonô, filha de Celso e atual gestora da cervejaria.

Produtos e inovação

Hoje, a Deodora oferece nove estilos de chopp e cervejas artesanais, entre fixos e sazonais. Entre os rótulos permanentes estão Pilsen, Deodora, Lemondrop e IPA. Já os sazonais trazem novidades que conquistam os consumidores, como Session IPA, Tropical Ale, Weizenbier, American Wheat e Oatmeal Stout.

“A Deodora é o nosso xodó, herança da época da Cevada Pura. Foi a cerveja que meu pai sempre disse ter sido amor ao primeiro gole. Já a Session IPA, recém-relançada, é mais leve, ideal para quem aprecia o amargor característico da IPA, mas deseja uma experiência refrescante que combina com o nosso estado. Cada receita é pensada para unir rigor técnico, criatividade e identidade local”, explica Carolina.

Maria Carolina Nonô, gestora da Cervejaria Deodora, à frente da marca que une tradição, criatividade e cultura em Alagoas.

Incentivo à cultura
Mais que cerveja, a Deodora se consolidou como promotora da cultura local. Em 2021, criou a Deodora Produção, responsável por eventos que já fazem parte do calendário do estado, como Festival Alagoaníssimo, Chopp&Samba, Bloquinho da Deodora, Deodora Games, Treinão Deodora e Rock na Fábrica.

“Entendemos que, como cervejaria artesanal, temos o privilégio de estar próximos do dia a dia de quem vive aqui. Essa conexão nos permite criar experiências que vão da gastronomia ao esporte, sempre de mãos dadas com a cultura local. Nosso diferencial é estar atentos ao que o público deseja, construindo momentos inesquecíveis e valorizando o orgulho de ser alagoano”, reforça Carolina.

Os festivais Gogó da Breja e Alagoaníssimo também contaram com apoio do Sebrae Alagoas, que aposta no potencial do setor. “Temos atuado para dar visibilidade às cervejarias locais, integrando-as a eventos, promovendo divulgação e oferecendo consultorias para adequação às normas legais, já que mesmo pequenas, elas são indústrias e precisam cumprir regulamentações como as do MAPA”, explica Januacele Vieira, trainee do Sebrae Alagoas.

Cervejaria mais premiada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Em 2014, três amigos — Márcio, Sílvio e Vinicius — iniciaram a produção de cerveja artesanal para consumo próprio. Com o tempo outros amigos experimentaram, a produção aumentou e alugaram uma casa para produzir em escala maior. O hobby se transformou em negócio e deu origem à Hop Bros, que mais tarde se consolidaria como a cervejaria mais premiada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“No início, o grande desafio foi a transição da produção caseira para a industrial, o que exigiu adaptação, conhecimento e abertura de novos clientes. Em 2016 e 2017, ainda havia pouca familiaridade com cerveja artesanal no mercado local, e muitos bares e restaurantes não acreditavam que o produto seria aceito, principalmente por acharem mais caro. Essa barreira foi superada quando perceberam a qualidade superior em relação às cervejas comerciais”, conta Rodrigo Inojosa, sócio que começou a fazer parte da Hop em 2016.

Hoje instalada no histórico bairro do Jaraguá, a Hop Bros expandiu sua atuação com o Casarão da Hop, espaço para eventos, e o Quintal da Hop, voltado para festas e baladas, consolidando o que chamam de “Complexo Hop”.

Cervejas extremas e ultra complexas
A Hop Bros atende tanto ao público tradicional quanto ao mais ousado. Além da linha fixa com a Lager, Pilsener, APA, IPA e, até, um chope de vinho, a cervejaria lança produções sazonais todos os meses. Para os mais exigentes, criou a linha Experimento, com cervejas envelhecidas em barricas de madeira antes usadas para vinho, cachaça ou uísque.

Esse processo gera bebidas de alto teor alcoólico, chegando a 12% ou 14%, contra os 4,5% de uma Pilsener. “São cervejas que podem passar mais de um ano nas barricas, em fermentação espontânea com leveduras selvagens”, conta.

O empenho em trazer novidades para o setor cervejeiro do estado rendeu reconhecimento. A Hop já conquistou mais de 70 medalhas nacionais e internacionais, incluindo prêmios em Londres e na Bélgica, se tornando a cervejaria mais premiada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“É muito gratificante ver o reconhecimento da Hop, isso nos enche de orgulho, mas também nos impulsiona a buscar cada vez mais. Nosso objetivo é que o público saiba que na Hop encontrará desde cervejas de linha para o consumo diário até produtos únicos que proporcionam experiências inéditas. Queremos ser uma referência nacional em qualidade e inovação, levando sempre o nome de Alagoas para além das fronteiras”, destaca Rodrigo.

Rodrigo Inojosa, sócio da Hop Bros, cervejaria mais premiada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Setor em movimento
Apesar da concorrência com grandes marcas, as cervejarias artesanais de Alagoas vêm conquistando espaço pela qualidade e diferenciação. Um marco desse movimento é o cultivo de lúpulo no estado, conduzido pelo produtor Aluysio Righetti em União dos Palmares. O insumo, essencial à produção, é majoritariamente importado, e sua produção local pode reduzir custos e gerar sabores autênticos, fortalecendo a identidade cultural da cerveja alagoana.

“Esse movimento constante de inovação mostra a força do setor em Alagoas. Com o cultivo do lúpulo, caminhamos para consolidar uma cerveja 100% alagoana”, completa Januacele.

Para quem deseja empreender no setor, a trainee do Sebrae Alagoas deixa um conselho: “é preciso conhecer profundamente o mercado e criar uma identidade própria. Assim como um chef imprime sua assinatura em seus pratos, o mestre cervejeiro precisa traduzir sua essência por meio da bebida”, pontua.

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