A regulação da marcação de consultas e exanes foi uma das pautas discutidas nessa quinta-feira (21) em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) das 5ª e 6ª Regiões de Saúde, que ocorreu em Teotônio Vilela.
Os secretários de Saúde de Feliz Deserto e o de São Miguel dos Campos, José Derival e Ademir Barros, respectivamente, representaram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL); além da assessora técnica da instituição, Larissa Guimarães.
O evento reuniu secretários e técnicos municipais de Saúde e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Foram discutidos relevantes conteúdos sobre saúde pública, tais como a políticada população negra; fluxo de encaminhamento para o cateterismo; e regulação do pré-Natal de alto risco.
Em pauta ainda as cirurgias eletivas; a situação das arboviroses e febre do oropouche; e situação dos instrumentos de gestão.
Os gestores e técnicos enfocaram ainda nas discussões a recomendação n⁰ 03 de 06 de agosto de 2025, do Conselho Estadual de Saúde (CES) sobre pagamento por desempenho da saúde bucal; e rede de atenção às vítimas de violência.